O barato sai caro e as grandes marcas são grandes marcas graças à sua rentabilidade económica - diz o adágio popular e confirma-o um estudo económico efectuado em Espanha sobre o mundo dos toiros.
O documento intitula-se "La Economia del Escalafón" e é da autoria de Vicente Royuela, doutorado de Economia e investigador da Universidade de Barcelona, que conclui ser José Tomás (foto de cima), a ganadaria de Victorino Martín e a Monumental de Madrid os mais rentáveis dentro do panorama taurino.
4.900 espectadores assistem em média a cada corrida com José Tomás, o que aumenta em 36,5% o rendimento das arenas que pisa. Em segundo lugar na lista está o matador Cayetano Rivera Ordoñez (foto do meio) e em terceiro o rejoneador Pablo Hermoso de Mendoza (foto de baixo) - segundo o mesmo documento, citado pelo site "mundotoro.com". É ainda referida a praça de toiros de Pamplona, como uma das mais rentáveis, já que regista sempre em cada espectáculo entradas muito próximas da lotação esgotada.
Fotos D.R., Juan Pelegrín e www.pablohermoso.net