segunda-feira, 19 de março de 2012

Campo Pequeno: temporada do 120º aniversário arranca a 12 de Abril




Os cavaleiros João Moura, Luís Rouxinol e Rui Fernandes, os forcados Amadores de Santarém e de Lisboa e os toiros da centenária ganadaria Palha, constituem, como já é do conhecimento de todos, o cartel inaugural da temporada de 2012, a 12 de Abril, no Campo Pequeno.
Trata-se de um cartel pleno de aliciantes, não só pelos nomes dos cavaleiros e dos forcados que o integram, mas também por marcar o regresso da centenária ganadaria Palha ao Campo Pequeno, após uma ausência de quinze anos.
João Moura, a figura que mais influenciou o toureio equestre a nível mundial nos últimos trinta anos, vem ao Campo Pequeno para reeditar o triunfo de 1978, na tarde da sua alternativa (em Santarém), em que lidou os lendários toiros de Palha. Virá competir com dois dos seus afilhados de alternativa: Luís Rouxinol e Rui Fernandes.
Luís Rouxinol, um cavaleiro para quem o Campo Pequeno tem sido o cenário de alguns dos maiores triunfos da sua carreira, comemora esta temporada 25 anos de alternativa, um percurso trilhado à base de valor, entrega e profissionalismo.
Por seu turno, Rui Fernandes apresenta-se na Catedral Mundial do Toureio Equestre para referendar a melhor temporada de sempre, a de 2011, marcada pela afirmação do seu estilo muito pessoal de interpretar o toureio equestre.
Três cavaleiros, três carreiras gloriosas, três estilos diferentes, num denominador comum: profissionalismo, entrega e competição.
Competição haverá também entre os forcados, dois dos grupos mais representativos da história da tauromaquia portuguesa: Santarém, capitaneado por Diogo Sepúlveda e Lisboa, por Pedro Maria Gomes levarão por certo às bancadas do Campo Pequeno toda a raça e valentia com que têm escrito as suas respectivas histórias.
Avalizada por mais de 150 anos de História, com prémios ganhos nas praças mais importantes de Espanha, França e Portugal, a ganadaria Palha regressa ao Campo Pequeno com um curro exemplar de trapio, dando assim a nota de máxima seriedade, não só a esta corrida, como a tónica de uma temporada lisboeta que se antevê maioritariamente "tourista" e na qual se comemoram os 120 anos da inauguração da emblemática praça de toiros da capital.

Fotos D.R.