David Oliveira com o Dr. José Núncio Fragoso, que lhe entregou o merecido troféu |
Brilhante triunfo de David Oliveira ontem no Campo Pequeno. Actuação brindada à memória de sua Mãe, falecida no ano passado |
Maria Mira em dois momentos da sua actuação ontem no Campo Pequeno |
Momentos da destacada estreia em Lisboa de Luis Rouxinol Jr. |
Só faltou mesmo público. De resto e para além das já noticiadas actuações triunfais dos diestros das Escolas de Toureio, ontem no Campo Pequeno, na final do louvável Ciclo Nacional de Novilhadas, a noite ficou marcada por um grande triunfo da ganadaria de Paulo Caetano - que voltou a dar aplaudida volta à arena, dois meses depois de ali ter protagonizado a última actuação formal da sua brilhante carreira - e por outro sólido triunfo do jovem cavaleiro David Oliveira, que agarrou com todas as suas forças esta oportunidade e esta concretização de um "sonho-menino": tourear na arena de Lisboa. Iniciou a lide esperando o toiro à porta da gaiola e sofreu um valente "aperto", que incluiu mesmo uma violenta colhida contra a tábuas. Mas não se "descompôs" nem tão pouco "perdeu os papéis". Desenhou de seguida uma lide em crescendo e em plano verdadeiramente triunfal, justificando em pleno esta oportunidade que em boa hora lhe deu a empresa de Lisboa.
Luis Rouxinol Jr. reafirmou também ontem no Campo Pequeno o tremendo valor que todos já lhe reconhecemos. Teve uma actuação "acima da média" e, à boa moda "da casa", em constante sintonia com o público, que não lhe regateou merecidos aplausos. Brilhante debute em Lisboa, na temporada em que seu Pai, Luis Rouxinol, assinala os 25 anos de alternativa.
Menos feliz, menos rodada e não tão bem montada, andou Maria Mira, não justificando, apesar do seu querer, a "honraria" de estar, por enquanto, no Campo Pequeno.
No final, o troféu foi merecida e justamente atribuído ao triunfador David Oliveira.
Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com