sexta-feira, 28 de setembro de 2012

David Oliveira: sólido triunfo ontem no Campo Pequeno

David Oliveira com o Dr. José Núncio Fragoso, que lhe entregou o merecido troféu
Brilhante triunfo de David Oliveira ontem no Campo Pequeno.
Actuação brindada à memória de sua Mãe, falecida no ano passado
Dois meses depois da sua despedida, Paulo Caetano voltou a dar
aplaudida volta à arena do Campo Pequeno, desta vez pelo seu triunfo
como ganadeiro. Por três vezes foi chamado à praça e recusou. Ao quinto toiro,
o público exigiu a sua justificadíssima presença na arena
e deu a volta com o triunfador David Oliveira
Maria Mira em dois momentos da sua actuação ontem no Campo Pequeno
Momentos da destacada estreia em Lisboa de Luis Rouxinol Jr.

Só faltou mesmo público. De resto e para além das já noticiadas actuações triunfais dos diestros das Escolas de Toureio, ontem no Campo Pequeno, na final do louvável Ciclo Nacional de Novilhadas, a noite ficou marcada por um grande triunfo da ganadaria de Paulo Caetano - que voltou a dar aplaudida volta à arena, dois meses depois de ali ter protagonizado a última actuação formal da sua brilhante carreira - e por outro sólido triunfo do jovem cavaleiro David Oliveira, que agarrou com todas as suas forças esta oportunidade e esta concretização de um "sonho-menino": tourear na arena de Lisboa. Iniciou a lide esperando o toiro à porta da gaiola e sofreu um valente "aperto", que incluiu mesmo uma violenta colhida contra a tábuas. Mas não se "descompôs" nem tão pouco "perdeu os papéis". Desenhou de seguida uma lide em crescendo e em plano verdadeiramente triunfal, justificando em pleno esta oportunidade que em boa hora lhe deu a empresa de Lisboa.
Luis Rouxinol Jr. reafirmou também ontem no Campo Pequeno o tremendo valor que todos já lhe reconhecemos. Teve uma actuação "acima da média" e, à boa moda "da casa", em constante sintonia com o público, que não lhe regateou merecidos aplausos. Brilhante debute em Lisboa, na temporada em que seu Pai, Luis Rouxinol, assinala os 25 anos de alternativa.
Menos feliz, menos rodada e não tão bem montada, andou Maria Mira, não justificando, apesar do seu querer, a "honraria" de estar, por enquanto, no Campo Pequeno.
No final, o troféu foi merecida e justamente atribuído ao triunfador David Oliveira.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com