quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Grande entrevista ao "naturales": Rouxinol "parte a loiça"!


Vale a pena ler do princípio ao fim a grande - e muito bem conduzida - entrevista do campeão Luis Rouxinol a Miguel Ortega Cláudio no site "naturales-tauromaquia".
O valoroso cavaleiro de Pegões, que este ano assinaloiu o 25º aniversário da sua alternativa, "chama os bois pelos nomes" e lamenta, por exemplo, que os espanhóis sejam "aqui mais acarinhados do que nós, portugueses"... "e às vezes sem motivo nenhum para isso, o que ainda custa mais".
E nem sequer poupa algumas 'farpas' a Diego Ventura, quando afirma que "isso de morder os toiros não está dentro da nossa tauromaquia. Para isso arranjávamos um cão", acrescentando que "aliás, os cavalos só podem fazer isso com esses toiros Murubes. Gostava de os ver fazer isso com um toiro Palha, como eu toureei este ano no Campo Pequeno, com um Silva. Eles só fazem esses adornos em toiros que no final da lide não se movem quase nada".
Também Pablo Hermoso de Mendoza "não é poupado" pelo campeão Rouxinol, que explica assim o facto de só ter toureado duas vezes a seu lado:
"Como nós sabemos, o Pablo é um cavaleiro que tem força. Ele chega aí, impõe os cartéis, mete lá os toureiros que quer... os toiros que quer... e as empresas fazem-lhe a vontade".
Diz ainda: "Os rejoneadores, com os cavalos mecanizados como os têm, se apanham um toiro a andar mais, destapam-se todos".
Desafiado a montar o cartel em que queria participar, não hesitou: "Gostava de ver um cartel para o ano no Montijo: Rouxinol, Ventura e Salgueiro". Quanto aos toiros, defende que podiam ser de diferentes ganadarias: Ventura escolhia os dele e "nós escolhíamos os nossos".
Uma entrevista para ler!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com