João Pedro "Juca" e Paco Duarte (à direita): dois portugueses na equipa de Pedro Gutiérrez "El Capea", domingo passado em Madrid |
Cipriano Hebrero e Paco Duarte: a empresa "Eventauro" apodera "El Capea" |
Paco Duarte em Las Ventas no burladero de apoderados |
Grande par de bandarilhas do português "Juca" |
"El Capea" num momento da sua faena |
Ricardo Relvas (correspondente em Espanha) - O bandarilheiro Paco Duarte (o "rei da puntilla") estreou-se no passado domingo na Monumental de Madrid nas funções de "apoderado", como representante da empresa "Eventauro" na equipa do matador de toiros Pedro Gutiérrez "El Capea", filho do mítico "Niño de la Capea", que regressou nessa tarde a Las Ventas depois de ter estado um ano ausente no México, sem tourear em praças espanholas.
Na quadrilha de "El Capea" (foto ao lado) marcou também presença em Madrid - e que presença! - o jovem bandarilheiro vilafranquense João Pedro "Juca", que executou com arte e valor a sorte de bandarilhas.
Lidaram-se toiros de Montealto, desiguais de apresentação e jogo. "El Capea" foi silenciado em ambos por ter estado mal a matar, destacando-se contudo em duas artísticas faenas de muleta; Alberto Aguilar, que lidou três toiros por colhida de "Chechu" (ler notícia aqui publicada ontem), cortou uma orelha no primeiro, foi silenciado no segundo e deu volta no terceiro, com forte petição de orelha; "Chechu", que confirmava a alternativa, foi colhido no primeiro toiro e operado na enfermaria da praça, encontrando-se em recuperação, como ontem noticiámos, na Clínica La Fraternidad.
Fotos Ricardo Relvas