A onda solidária em torno do cabo dos Forcados de Montemor, José Maria Cortes, continua sem parança na rede social "Facebook", onde se multiplicaram nas últimas horas as mensagens de apoio e as fotos postadas por amigos e grupos ligados à arte tauromáquica, expressando o seu apoio e os desejos de melhoras ao famoso forcado, que se encontra ainda internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de Santiago do Cacém, em estado grave, depois de na madrugada de ontem ter sofrido uma facada no coração durante uma rixa em Alcácer que envolveu mais de 60 pessoas e se prolongou, como uma verdadeira "batalha campal", ao longo de quase duas horas, no recinto da Feira Pimel, mesmo ao lado da praça de toiros local, onde momentos antes se realizara uma garraiada com a participação de jovens forcados do grupo por ele comandado.
Pedro Maria Gomes, cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, lamentou no seu mural daquela rede social que Cortes tenha sido "vítima das 'liberdades' do nosso país de há uns anos para cá" e afirma que "hoje somos todos do mesmo Grupo e rezamos para que fiques bom depressa".
Também José Pedro Pires da Costa, cabo dos Amadores do Aposento da Moita, escreve num pequeno texto dedicado ao companheiro: "É nestes momentos difíceis da nossa vida que percebemos o real valor da amizade, a amizade que nos une e os valores que ela simboliza falam mais alto que uma simples diferença de jaquetas, hoje somos fotos Gfa Montemor, eu e o Gfa Ap. Moita estamos todoa a torcer por ti e com a certeza que irás ultrapassar mais esta etapa".
Jorge Vicente, cabo dos Forcados Amadores de Alenquer, fez também questão de, há momentos, nos solicitar que aqui deixemos a sua mensagem de apoio e desejos de melhoras a José Maria Cortes, em nome do seu grupo.
O Grupo de Forcados Amadores de Montemor acaba, entretanto, de também deixar expresso no seu mural do "Facebook" um agradecimento a todos "pelas mensagens e telefonemas". "Vamos todos fazer força e rezar para que o nosso cabo volta depressa para junto de todos nós", conclui o Grupo de Montemor.
José Maria Cortes, de 29 anos, é filho do também antigo cabo dos Forcados Amadores de Montemor, João Eduardo Cortes (na foto ao lado), que se encontra desde ontem no Hospital de Santiago de Cacém a acompanhar a evolução do filho depois da operação a que foi sujeito, ao coração.
Fotos D.R. e M. Alvarenga