domingo, 21 de julho de 2013

30 anos de alternativa: os recordes do Maestro Bastinhas



Joaquim Bastinhas, a comemorar nesta temporada o 30º aniversário da sua alternativa, é detentor de invejáveis recordes, únicos no mundo da tauromaquia: ele é neste momento o cavaleiro de alternativa no activo que, entre festivais e corridas de toiros, mais actuou na arena do Campo Pequeno: 106 espectáculos, 95 dos quais como profissional e 11 entre as categorias de amador e praticante.
O Maestro de Elvas toureou pela primeira vez na primeira praça do país em 2 de Fevereiro de 1970, contava então 14 anos de idade. Daí até tomar a alternativa voltou ao Campo Pequeno para actuar em mais 11 festejos, 6 como cavaleiro amador e 5 como praticante.
Depois da alternativa, concedida por José Mestre Batista em Évora a 15 de Maio de 1983, confirmou-a em Lisboa em 14 de Julho desse mesmo ano, iniciando assim um percurso taurino como cavaleiro tauromáquico ao longo de três décadas, estando presente em todas as temporadas da praça lisboeta, aí toureando 94 espectáculos até ao passado dia 16 de Maio.
Outro recorde verdadeiramente notável de Joaquim Bastinhas diz respeito à prestigiada ganadaria Murteira Grave. É o cavaleiro que mais toiros dessa ganadaria toureou: um total de 113 desde 1982 até aos dias de hoje.
Como se isso não bastasse, o Maestro Bastinhas é ainda o cavaleiro que mais alternativas concedeu ao longo da sua carreira, um total de 21, as duas últimas das quais já nesta temporada, a João Maria Branco e Mateus Prieto.

Fotos Emílio de Jesus e D.R.