terça-feira, 30 de julho de 2013

Drama de José L. Gonçalves é manchete no "Correio da Manhã"



O "Correio da Manhã" dá na sua edição de hoje grande destaque ao drama do matador de toiros José Luis Gonçalves, ainda em estado de coma induzido e em situação "crítica", depois de no domingo ter caído de uma altura de cerca de dois metros, desamparado, quando se procediam aos ensaios do programa "Dança com as Estrelas" da TVI.
Segundo uma fonte ocular, em declarações ao "CM", o concorrente Pedro Teixeira foi o primeiro a chegar junto do famoso toureiro:
"Ficou chocado com o que viu e fartou-se de chorar. O Zé Luis estava inconsciente, a deitar sangue pela boca, nariz e ouvidos".
Socorrido no local pelo INEM, o matador, actual professor de jovens toureiros na Academia do Campo Pequeno - entre os quais, seu filho Miguel, de 17 anos. promissor diestro - foi de imediato transportado ao Hospital de Santa Maria, onde lhe diagnosticaram um grave traumatismo crânio-encefálico e fractura de clavícula e várias costelas. Na noite de domingo, foi operado à cabeça para retirar um coágulo e instalar um dreno. O toureiro foi induzido em coma e neste momento, embora estável, encontra-se em estado "muito grave". Hoje mesmo, deverá ser divulgado um boletim clínico pelo Hospital de Santa Maria.
"As próximas horas vão ser decisivas", diz-nos fonte hospitalar, não comentando os rumores que ontem apontavam para uma situação bem mais crítica e segundo os quais José Luis Gonçalves "ou morreria ou ficaria em estado vegetal".
Segundo um conceituado médico neurologista ouvido esta manhã pelo "Farpas", "só passadas as primeiras 72 horas se poderá avaliar a verdadeira situação do doente, é neste momento muito cedo ainda para fazer prognósticos. Trata-se de um homem forte e de que se espera uma reacção".
Entretanto, a TVI averigua as condições em que ocorreu o acidente. José Luis Gonçalves, segundo o "CM", caíu desamparado de uma altura de mais de dois metros quando descia uma escada, ainda sem corrimão e se viu encadeado pelos holofotes. No mesmo ensaio, também se lesionaram, mas sem gravidade, a apresentadora Iva Domingues e a actriz Rita Pereira.
Esta é, no espaço de um mês, a segunda tragédia que deixa o meio tauromáquico em estado de choque: em 23 de Junho, o cabo dos Forcados de Montemor, José Maria Cortes, foi esfaqueado no coração durante uma rixa na feira de Alcácer do Sal e veio a falecer cinco dias depois no Hospital de Santa Maria, na mesma Unidade de Cuidados Intensivos onde agora luta pela vida o matador de toiros José Luis Gonçalves - um homem e um toureiro respeitado e acarinhado por todos e que em 26 anos de carreira deslumbrou o público de todo o mundo taurino.
Força, Maestro!

Foto D.R.