sábado, 13 de julho de 2013

Aficion contra "palhaçada" da SIC... e os forcados, calam-se?



Está a gerar a maior polémica nas redes sociais, onde se multiplicam os comentários contra, o novo programa da SIC, intitulado "Olé" e que esta noite se estreia em directo da praça de toiros do Campo Pequeno, com várias "celebridades", entre as quais o desconcertante José Castelo Branco (foto de cima), a "brincar" às pegas de caras...
Na rede "Facebook", a dinâmica Frente de Acção Pró Taurina lamenta que alguns aficionados estejam a "dar cobertura" ao que considera uma "palhaçada". Muitos homens dos toiros têm também comentado negativamente a iniciativa da SIC, canal que nunca apoiou a arte tauromáquica e agora "vem denegri-la dando uma péssima imagem da nobre arte de pegar toiros". Há mesmo quem lamente o facto de Associação Nacional de Grupos de Forcados (ANGF) ou mesmo a Federação Prótoiro (novamente e aparentemente inactiva, depois da saída de José Carmo Reis...) não terem ainda vindo a público contestar este programa - que tem como júris a socialite Lili Caneças, a escritora Maria João Lopo de Carvalho e o antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, José Luis Gomes, também dirigente da ANGF.
Particularmente significativa é a posição do jornalista Diogo Marcelino (foto ao lado), director do magazine "Faenas TV", que escreve no "Facebook":
"Acho vergonhoso o que a SIC está a fazer com a Festa Brava, um programa que em nada vai dignificar a Festa de Toiros, muito pelo contrário. Ainda há dias fizeram uma reportagem sobre o caso 'Alcácer do Sal', em que diziam que a origem de tudo o que aconteceu nessa madrugada era uma rixa entre dois grupos de forcados. Agora que precisam de audiências, foram buscar meia-dúzia de pseudo-famosos em versão 'low-cost', que de aficionados têm pouco ou nada... só para ter audiências. Por amor da santa, colocarem uma personagem como José Castelo Branco a fazer de forcado... é, no mínimo, confrangedor para todos aqueles que honram as jaquetas das ramagens".
E acrescenta:
"Se querem divulgar a Tauromaquia, criem conteúdos que tenham por finalidade promover a Festa com credibilidade e criem novos aficionados de uma forma pedagógica e verdadeira. Lembro-me que em tempos idos, este canal chegou a transmitir, pelo menos, duas corridas de toiros, uma mista em Santarém (com o Pedrito e o 'El Cordobés') e outra no Campo Pequeno, mas foram situações esporádicas. Agora, como precisam de audiências a todo o custo, lembraram-se da Tauromaquia e da exaltação da figura do Forcado... se o querem fazer com dignidade, transmitam, por exemplo, a Festa do Forcado!".

Fotos D.R.