Continua em situação crítica e em estado de coma, internado na Unidade de Neurocirurgia do Hospital de São José, em Lisboa (foto de cima), o segundo ferido grave da rixa ocorrida na madrugada de 23 de Junho no recinto da feira de Alcácer do Sal e de que resultou a morte, por facada no coração, do cabo dos Forcados Amadores de Montemor, José Maria Cortes.
O jovem que está internado em Lisboa pertencia ao grupo opositor dos forcados e a família já apresentou queixa contra terceiros. O caso continua a ser investigado pela Polícia Judiciária de Setúbal, que já tem identificados alguns dos presumíveis agressores deste segundo ferido, alvo de pontapés na cabeça e no corpo. A segunda fase da investigação está iniciada e pode mesmo levar a mais detenções, segundo fonte da P.J., depois de ter sido já detido o presumível homicida de José Maria Cortes, um jovem de 19 anos, sem antecedentes criminais, que depois de presente ao juiz no Tribunal de Alcácer, deu entrada na Cadeia de Setúbal (foto de baixo), em prisão preventiva, a aguardar julgamento.
Entretanto, o Grupo de Forcados de Montemor regressa no próximo sábado, dia 13, às arenas, na praça de Moura, actuando pela primeira vez depois do assassínio do seu cabo. António Vacas de Carvalho é agora o novo líder (cabo) do famoso grupo de forcados, embora oficialmente e até ao próximo dia 1 de Setembro (data em que Cortes se ia despedir das arenas) continue a figurar nos cartazes, em jeito de homenagem, o nome de José Maria Cortes.
Fotos D.R.


