quinta-feira, 11 de julho de 2013

Grave doença afasta "Procuna" das arenas


O matador moitense Luis Vital "Procuna" (à esquerda, na foto, com o seu apoderado Maurício do Vale) anunciou ontem à noite em comunicado que suspende a sua temporada e nem sabe, sequer, se "algum dia poderei regressar à arte e à profissão que tanto amo e que abracei desde miúdo", depois de lhe ter sido diagnosticada no passado dia 5 (última sexta-feira) uma grave enfermidade, a denominada "Doença dos Pézinhos", mal de que faleceu sua Mãe há precisamente quinze anos.
"Sinto que o meu corpo não consegue corresponder ao que me é exigido diante dum toiro, em especial para o tércio de bandarilhas. Por isso tenho que parar, para grande desgosto meu" - afirma o matador.
"Procuna" informa que iniciou anteontem "um tratamento muito específico, como opção a um possível transplante de fígado" e ressalva que "os próximos seis meses serão decisivos", alimentando a esperança de que "no próximo ano de 2014 consiga recuperar dos males desta doença e que ainda possa regressar às arenas com a dignidade e o profissionalismo de que sempre me orgulhei".
O valoroso diestro, também professor da Escola de Toureio da Moita, afirma que vai continuar a participar em tentaderos, "no sonho de conseguir a cura e de reaparecer em praça o mais depressa possível".
Luis "Procuna", que já este ano e embora debilitado, participou em duas corridas de toiros em Toronto, no Canadá, estava contratado para a Feira de Abiúl, para a corrida que a Federação Prótoiro promove a 18 de Agosto em Viana do Castelo e também para a Feira da Moita, em Setembro. No seu comunicado, agradece às respectivas organizações e empresas "a compreensão e apoio, face ao pedido da minha dispensa dos planos que me estavam preparados". O diestro agradece também publicamente "todas as atenções" dispensadas pelos médicos Drª Isabel Conceição (do Hospital de Santa Maria), Dr. Carlos Ferreira (do Fundo de Assistência dos Toureiros) e Dr. Manuel Passarinho, conceituado ortopedista que o acompanhou nos últimos tempos. Agradece igualmente "o respeito e o carinho que sempre me dispensaram" os aficionados, os ganadeiros, a Comunicação Social e os críticos taurinos.
Com a dignidade e a verticalidade que desde a primeira hora caracterizaram a sua postura no mundo dos toiros, Luis "Procuna" deseja a todos os seus companheiros de arena "saúde, sorte e triunfos" e deixa uma mensagem de esperança: "Lutarei contra esta doença com toda a minha aficion!".
Estamos todos a teu lado, Luis! Força!

Foto Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com