segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sábado: Montemor encheu Moura e Cortes "marcou presença"!


A praça de toiros de Moura encheu na noite de sábado e grande percentagem dos presentes era composta por aficionados e sobretudo forcados de Montemor, naquela que foi a primeira corrida do seu Grupo de Forcados depois da trágica morte do cabo José Maria Cortes. Entre o público, enorme franja de antigos elementos do grupo e a significativa presença de João Cortes, antigo cabo e pai do saudoso José Maria.
Nas cortesias, foi deixado "intacto" o seu posto, com a sua jaqueta. A empresa descerrou uma placa em sua homenagem. E o grupo lembrou-o em todos os momentos. Francisco Maria Borges, que também ficou ferido, com duas facadas, na rixa da madrugada de 23 de Junho em Alcácer, onde perdeu a vida José Maria Cortes, voltou a fardar-se e pegou o segundo toiro do grupo à primeira tentativa. Foi um momento de enorme emoção. João Pedro Tavares pegou à segunda tentativa o primeiro toiro e João Romão Tavares executou a terceira pega dos montemorenses ao primeiro intento.
A vida continua e o Grupo de Montemor deu sábado em Moura uma lição - mais uma - em noite emotiva e de recordação da memória do seu cabo, que permanecerá como líder para sempre e como mentor dos forcados até 1 de Setembro, data em que a chefia será oficialmente assumida pelo novo cabo, António Vacas de Carvalho.
Frente a poderosos toiros da Herdade de Pégoras, viram-se duas grandes actuações de Luis Rouxinol, uma lide antológica do Maestro Moura e uma grande exibição do jovem Salgueiro da Costa no seu segundo toiro. Pegaram também os forcados do Real Grupo de Moura, com intervenções de Valter Rico (à primeira), Cláudio Pereira (à segunda, a sesgo) e Rui Ameixa (à primeira). A corrida foi bem dirigida pelo também antigo forcado montemorense Agostinho Borges.

Foto Hugo Calado/www.toureio.com