quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

As primeiras novidades: Mourão e Granja preparam cartéis de abertura da temporada 2014

Abertura da temporada portuguesa de 2014 volta a ter por palco a praça alentejana
de Mourão com elenco formado por dois cavaleiros e quatro espadas
Seis cavaleiros no festival de 8 de Fevereiro na praça de toiros da Granja
António D'Almeida regressa no próximo ano a Portugal, após cinco
temporadas em que apenas toureou em Espanha e pode integrar o cartel
de um dos primeiros festejos de 2014 (Mourão ou Granja)


Exclusivo "Farpas" - A abertura da temporada portuguesa de 2014 vai ter lugar, como manda a tradição, a 1 de Fevereiro na praça de toiros de Mourão, seguindo-se, oito dias depois, o tradicional festival taurino que todos os anos tem também lugar na praça da Granja. Uma vez mais e contrariando a velhinha tradição, infelizmente desaparecida, de o primeiro passo da temporada ser dado no Domingo de Páscoa no Campo Pequeno, vai ser o Alentejo o palco dos primeiros espectáculos taurinos do ano que se aproxima.
O cartel do festival de Mourão será composto por dois cavaleiros e quatro espadas. A grande novidade pode ser a presença do matador de toiros vilafranquense Nuno Casquinha (foto da direita), que reapareceria em Portugal após dois anos de triunfais campanhas no Perú. Sabemos também que a organização tem tentado trazer o matador espanhol António Ferrera, mas as negociações não tem estado fáceis dada a possibilidade de o mesmo ser um dos toureiros contratados para a tradicional Feira de Olivença (primeiro fim-de-semana de Março) e a empresa de Cutiño e Domínguez não ver com bons olhos que se apresente um mês antes na localidade alentejana.
Quanto ao festival da Granja, a 8 de Fevereiro, terá um cartel de seis cavaleiros e as grandes novidades podem ser as reaparições em Portugal de Rui Santos (após alguns anos radicado no Canadá e que em 2014 regressará apoderado por Florindo Ramalho) e de António D'Almeida (após cinco anos a tourear só em Espanha). Muito provável também no elenco as presenças do valoroso rejoneador colombiano Jacobo Botero, que foi um dos "casos" da última temporada portuguesa; e do espanhol Álvaro San Emeterio, que este ano se estreou nas arenas e terminou a temporada vencendo o Bolsín de Alpalhão.

Fotos D.R. e Ricardo Relvas