segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Emotiva homenagem à memória do Engº Joaquim Grave

Calor e emoção em torno da ilustre Família Murteira Grave
Tancredo Pedroso, glória dos Forcados de Santarém, com o Maestro Ruiz Miguel
O ex-secretário de Estado da Cultura, Dr. Elísio Summavielle e sua Mulher
Francisco Ruiz Miguel, Patrícia Sardinha, Dª Maria Tereza Grave e Francisco Mendes
Figuras de referência: João Patinhas e o Engº José Samuel Lupi
Dª Maria Tereza Grave com Patrícia Sardinha, presidente do Sector 1; em baixo,
momento de fado com António Pinto Basto


"Casa cheia" no sábado em Lisboa, na emotiva homenagem prestada pelo Grupo Tauromáquico Sector 1, no Hotel Mundial, à memória do maior ganadeiro português do Século XX, o saudoso Engº Joaquim Murteira Grave.
Realizou-se à tarde um interessante colóquio sobre "o papel do ganadeiro no toureio a pé" com a participação dos antigos matadores de toiros Francisco Mendes e Ruiz Miguel e do Dr. Joaquim Grave, filho do homenageado e responsável pela histórica ganadaria Murteira Grave. O diestro espanhol Dávila Miura faltou devido a problemas familiares. O colóquio foi moderado pelo crítico taurino João Queiroz e contou ainda com momentos de fados nas vozes do consagrado António Pinto Basto e seu filho Gustavo. Os poemas cantados eram da autoria de Dª Maria Tereza de Vasconcellos e Sá Grave, tia dos fadistas e viúva do saudoso ganadeiro cuja memória se recordava naquele acto.
À noite, com a presença de muitos ganadeiros, toureiros, familiares e amigos da ilustre Família Murteira Grave, teve lugar o jantar, findo o qual se destacou o ternurento depoimento de Dª Maria Tereza Grave e a comovente mensagem de João Barradas, filho do também saudoso José Barradas, compadre e grande amigo do Engº Grave. Rui Bento, antigo matador e gestor taurino do Campo Pequeno, ausente no México, marcou presença através de uma emotiva mensagem.

Fotos Ricardo Relvas e Fernando Clemente