Continuamos a recordar os anos de ouro da Tauromaquia nacional e, sobretudo, daquela que é a nossa maior referência, a praça de toiros do Campo Pequeno.
Lembramos hoje esta corrida nocturna de 19 de Agosto de 1971, em que Ricardo Chibanga fez a sua apresentação à aficion portuguesa como matador de toiros, exactamente quatro dias depois de ter recebido a alternativa na Real Maestranza de Sevilha (foto ao lado) a 15 de Agosto, apadrinhado pelo Maestro António Bienvenida, com o testemunho do matador sevilhano Rafael Torres.
Manuel dos Santos, ao tempo empreendedor e dinâmico empresário da primeira praça do país, não perdia tempo e estava sempre em cima do acontecimento: não passara ainda uma semana do seu doutoramento em Sevilha e já a empresa apresentava em Lisboa, depois da "grande aventura", o novo matador de toiros de Portugal, natural de Moçambique.
Lidaram-se oito toiros da ganadaria do Engº Fernando Sommer de Andrade e com o primeiro matador de toiros africano da História toureou mano-a-mano o sevilhano José Luis Galloso, que fez também nessa noite a sua estreia em Portugal. Actuaram os cavaleiros Gustavo Zenkl e José Luis Sommer D'Andrade e pegaram os Forcados Amadores do Montijo sob o comando de António Sécio.
Fotos D.R.