sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

"Água mole em pedra dura...": Rui Bento confirma apoderamento de Moura Jr.

Após cinco anos de "namoro", Rui Bento e João Moura Jr. anunciam, por fim, a
esperada relação de apoderamento... no Dia dos Namorados! Esta foto é de 28
de Julho de 2011 no Campo Pequeno e além dos dois, vê-se também no burladero
o malogrado matador de toiros José Luis Gonçalves

Já diz o povo, e há muitos anos, que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura". E o velho ditado confirma-se. Rui Bento confirmou hoje, em comunicado, o apoderamento oficial do cavaleiro João Moura Jr., que, segundo o gestor taurino do Campo Pequeno, "culmina um processo de várias tentativas efectuadas em temporadas anteriores e hoje concluído". De facto, o "namoro" arrastava-se há quase cinco anos, apesar da "não correspondência" por parte de Rui Bento. Mas agora é de vez! E, por coincidência - e sem más interpretações, claro... - em pleno Dia dos Namorados!
No comunicado, carregado de elogios a Moura Jr., o novo apoderado anuncia que o cavaleiro "centrará a sua actividade profissional de 2014 em Portugal, pois pretendo que ele tenha no seu país o mesmo reconhecimento profissional e dimensão de que já desfruta por todo o mundo taurino".
"O João irá integrar cartéis da máxima categoria e em praças do maior prestígio, de modo a fazer valer no seu país o seu notável curriculum, do qual destaco o facto de ter sido o primeiro do escalafón espanhol em 2012", acrescenta Rui Bento, frisando que João Moura Jr. "foi o último cavaleiro português a abrir a porta grande da Monumental de Madrid, há duas temporadas" e "é, dos cavaleiros portugueses da nova geração, o mais internacional, com triunfos marcantes nas principais praças de toiros da geografia espanhola (Madrid, Barcelona, Sevilha, Valência, Castellón, Puerto de Santa Maria, Salamanca e Málaga, entre outras), bem como em França, México, Colômbia e Equador".
Rui Bento - que também apodera desde o ano passado o jovem cavaleiro João Maria Branco - recorda ainda que "o Campo Pequeno tem sido igualmente marcante na carreira de João Moura Jr., que ali tomou a alternativa a 3 de Maio de 2007, apadrinhado por seu pai, João Moura, com o testemunho do rejoneador espanhol Pablo Hermoso de Mendoza", tendo sido "o cavaleiro que mais vezes abriu a Porta Grande da Monumental de Lisboa, antes de a mesma ter sido suspensa".
O gestor taurino do Campo Pequeno e antigo matador de toiros lembra ainda o sucesso alcançado pelo cavaleiro de Monforte no "mano-a-mano com Diego Ventura em Julho de 2010, bem como a corrida de comemoração dos 30 anos de alternativa de seu pai, em que a Família Moura se exibiu em plano triunfal", destacando também que João Moura Jr. foi, desde a reabertura da praça de toiros de Lisboa, o único cavaleiro que ali se encerrou com seis toiros.
João Moura Jr. inicia a sua temporada, como já noticiámos, no próximo dia 28 na praça espanhola de Aguilar de la Frontera e em Portugal arranca a 15 de Março em Vila Viçosa no festival da Rádio Campanário.
Sorte e sucesso para a nova dupla!

Foto João Dinis/Arquivo