Foi ontem lançado o livro "Os Saneamentos Políticos no Diário de Notícias", de Pedro Marques Gomes, que recorda a perseguição política feita pelo nobel José Saramago (na foto da esquerda e que era ao tempo director do jornal) a um grupo de 24 jornalistas no jornal da Avenida da Liberdade que acabaram por ser "democraticamente" saneados no Verão Quente de 1975.
Manuel Andrade Guerra (foto de cima), também antigo crítico taurino do "DN" e actual presidente do Directório da Real Tertúlia Tauromáquica D. Miguel I, neste momento no Brasil, foi um dos jornalistas saneados e um dos integrantes do célebre "Grupo dos 24", de que faziam parte, entre outros, Carlos Martinho Simões (já falecido) e o também crítico taurino José Sampaio.
Na rede social "Facebook" e depois de tomar conhecimento do lançamento deste livro, Andrade Guerra escreveu há momentos:
"Embora não conheça o conteúdo do livro bem o seu jovem autor, congratulo-me pelo facto de a luta do 'Grupo dos 24', a que tive a honra de pertencer, ainda suscitar interesse. Foram dias 'quentes' no Verão de 75, enfrentando as bem organizadas células comunistas e pugnando pela Liberdade de Imprensa, mas graças a Deus saímos (nós e o País) vitoriosos. E outro pormenor: na manifestação que subiu a Avenida, ao encontro dos blindados do Ralis, lá se vê na foto, logo atrás de mim, a nossa saudosa Vera Lagoa, que nunca foi do 'DN mas que amava a Liberdade...".
Fotos Emílio de Jesus e D.R.