terça-feira, 8 de abril de 2014

Bolota substitui "Cachapim" na vice-presidência da APET




Última Hora - A empresa "Aplaudir" de João Pedro Bolota (foto da direita) assumiu hoje a vice-presidência da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, substituindo José Manuel Ferreira Paulo "Cachapim" (foto da esquerda), que se demitira. O processo reuniu o consenso dos cerca de vinte empresários que participaram hoje na assembleia-geral ordinária da APET, que terminou há momentos no Lezíria Parque Hotel, em Vila Franca de Xira e evitou-se assim novas eleições.
Foram aprovadas as contas e o orçamento para 2014, mas o ponto alto da reunião magna dos empresários foi a explicação dada por "Cachapim" a todos os sócios para justificar as razões da sua demissão. O empresário eborense, com a frontalidade que sempre o caracterizou, disse, sem papas na língua, que não queria "de forma alguma" e apesar de convidado a rever a sua posição, permanecer na vice-presidência da APET por "discordar em absoluto" da "generalidade dos procedimentos" do presidente da associação, o empresário Paulo Pessoa de Carvalho. E enunciou mesmo alguns "casos", o mais gritante dos quais a carta que Paulo Pessoa enviou, na qualidade de presidente da APET, à Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz, aquando do concurso para adjudicação da praça, onde, segundo "Cachapim", "denegriu claramente a empresa 'Gestoiro', aconselhando a Misericórdia a não lhe adjudicar a praça, sem se ter apercebido da gravidade do que estava a fazer". O caso, segundo apurámos, já foi entregue pelos empresários Tendeiro, proprietários da "Gestoiro", aos seus advogados.
Logo no início da reunião, "Cachapim" entrou a matar questionando se Rui Bento, estava ou não legalmente mandatado pela sociedade que representa (Sociedade Campo Pequeno, SA) e que foi eleita nas últimas eleições para presidir à assembleia-geral da APET, para desempenhar tais funções. Na ausência de um documento oficial a mandatá-lo como representante da Sociedade Campo Pequeno na reunião - que, segundo Ferreira Paulo, citando os estatutos da APET, teria de ter assinatura reconhecida e tudo! - Rui Bento acabou por abandonar a presidência da assembleia-geral e a mesma foi ocupada pela empresa "Toiros & Tauromaquia", representada pelo seu proprietário, António Manuel Cardoso "Nené".
De resto e àparte estes incidentes que marcaram o encontro de empresários taurinos, a assembleia-geral decorreu em clima de cordialidade entre todos.

Fotos Emílio de Jesus e M. Alvarenga/Arquivo