terça-feira, 8 de abril de 2014

Campo Pequeno e Câmara de Estremoz assinaram ontem protocolo em público

O momento da assinatura do protocolo entre a Sociedade Campo Pequeno e a
autarquia de Estremoz para a gestão da praça de toiros alentejana
Aspecto da conferência de imprensa de ontem, com os toureiros da corrida
de 2 de Maio na primeira fila
Ontem em Estremoz, o elenco da corrida do próximo dia 2 de Maio com Rui Bento
e o presidente da Câmara. Da esquerda para a direita: os três cabos dos grupos
de forcados, respectivamente Domingos Jeremias (Redondo), Francisco Paralta
(Portalegre) e Ricardo Carrilho (Monforte), João Moura Jr., Rui Bento, João Maria
Branco, Luis Mourinha, Joaquim Bastinhas e o ganadeiro Diogo Passanha
Para evitar a sua degradação nos meses de chuva, as bancadas da praça
de Estremoz estão protegidas há largos meses por lonas

A Sociedade Campo Pequeno, SA e o Município de Estremoz, representados, respectivamente, por Rui Bento e pelo presidente da autarquia, Luis Filipe Pereira Mourinha, assinaram ontem de manhã, na presença dos jornalistas, o protocolo para a gestão da praça de toiros da cidade, reinaugurada no último ano. O acto, que serviu também para a apresentação da primeira corrida da temporada, no próximo dia 2 de Maio, decorreu na Sala de Imprensa da praça de toiros e contou com a presença dos três cavaleiros - Maestro Joaquim Bastinhas, João Moura Jr. e João Maria Branco - e dos cabos dos três grupos de forcados - Portalegre, Monforte e Redondo - que actuarão nessa corrida, bem como de Luis Castro, presidente da Casa do Pessoal e membro da Direcção de Programas da RTP, estação que transmitirá essa corrida em directo.
O presidente da Câmara congratulou-se, em breves palavras, pelo acordo selado com a empresa da primeira praça do país e que permitirá também à autarquia de Estremoz utilizar os espaços do Centro de Lazer do Campo Pequeno para a promoção dos seus produtos e apelou à união de todos os que defendem a Tauromaquia.
Rui Bento, por seu turno, explicou que o acordo com Luis Mourinha "ficou selado com um aperto de mão dez minutos depois do primeiro encontro" que tiveram em Lisboa, quando o autarca o convidou para gerir a praça da cidade alentejana e adiantou que vai trabalhar "a partir de Estremoz e não de Lisboa", justificando desta feita os porquês de ali se encontrar ontem e de a conferência de imprensa ter sido convocada para a cidade de Estremoz e não para a capital.
Sobre o primeiro cartaz da temporada, a 2 de Maio, Rui Bento congratulou-se pelo apoio da RTP, que transmitirá em directo o espectáculo e explicou que se trata de "um grande cartel, de máxima competição, totalmente composto por toiros, toureiros e forcados alentejanos". Recordou o "aperto" que  o veterano Bastinhas deu no ano passado a seu filho e a João M. Branco no Redondo, deixando assim antever que "as coisas não ficarão fáceis para a noite de 2 de Maio" e frisou que o exemplo dado como toureiro dentro e fora das arenas pelo Maestro de Elvas é "significativo" e "é um facto que costumo transmitir aos mais novos, neste caso aos seus dois companheiros de cartel, que apodero, incentivando-os a que o saibam seguir".
A praça de Estremoz, segundo Rui Bento, será este ano palco de uma segunda corrida por ocasião das festas da cidade em Setembro, podendo eventualmente receber "pelo meio" uma novilhada de promoção a novos toureiros. Durante a conferência de imprensa não foi feita nenhuma alusão à polémica que no ano passado estalou pela ausência da Família Maldonado Cortes na praça da sua terra, mas o "Farpas" sabe que Rui Bento esteve na semana passada reunido em Estremoz com o Maestro José Cortes e que não está afastada a hipótese de a segunda corrida ser uma homenagem aos seus 50 anos de alternativa, assinalados em 2012.

Fotos M. Alvarenga