terça-feira, 8 de abril de 2014

"Caso Cortes" ignorado ontem na apresentação da primeira corrida de Estremoz

Duas placas no páteo de quadrilhas da praça de Estremoz recordam a despedida
e os 25 anos de alternativa de José Maldonado Cortes, mas o toureiro da terra
continua "esquecido" desde a reinauguração do tauródromo...


A ausência dos Maldonado Cortes na primeira corrida da temporada em Estremoz foi ontem pura e simplesmente "ignorada" na conferência de imprensa que se realizou na praça de toiros local (ler notícia publicada esta manhã), quer por Rui Bento (gestor da praça), quer pelo presidente da edilidade (proprietária da praça), Luis Mourinha.
O caso que tanta polémica causou no ano transacto, sobretudo por parte da Tertúlia Tauromáquica de Estremoz (que se insurgiu contra o "esquecimento" a que foi votado o cavaleiro da terra, Maestro José Maldonado Cortes - foto ao lado - e o seu filho, o também cavaleiro tauromáquico Francisco Cortes), não fez levantar uma palha este ano, por mais incrível que pareça.
Depois da conferência de imprensa, abordado pelo "Farpas", Rui Bento confirmou que esteve há uma semana reunido em Estremoz com o Maestro José Cortes e que não está fora de questão homenageá-lo na segunda corrida que organizará na praça alentejana, em Setembro, por ocasião das festas da cidade.
José Maldonado Cortes, por seu turno, disse ao "Farpas" que falou com Rui Bento, mas que "essa questão não foi sequer abordada pelo empresário". "Continuo à espera que se lembrem de mim e do meu filho...", lamentou o famoso cavaleiro.
José Maldonado Cortes, cavaleiro de Estremoz, recebeu a sua alternativa no Campo Pequeno em 2 de Abril de 1962 das mãos do saudoso Pedro Louceiro (foto da esquerda) e foi um dos toureiros que mais vezes pisou a arena lisboeta ao longo da sua carreira (fê-lo em 79 ocasiões). No ano passado, a empresa do Campo Pequeno quis homenageá-lo, mas José Cortes recusou, porque o filho nem sequer estava incluído no cartel...

Fotos M. Alvarenga, D.R. e Emílio de Jesus