quinta-feira, 17 de abril de 2014

"El Yiyo" teria completado ontem 50 anos

Momento em que "Burlero" partia em dois o coração de "El Yiyo" na arena de
Colmenar (Madrid) em 30 de Agosto de 1985. Em baixo, à esquerda, capa da "Hola"
dedicada à trágica morte do toureiro; e, à direita, a Mãe de José Cubero Sánchez
junto ao filho no seu leito de morte



Cumpriu-se ontem, 16 de Abril, o 50º aniversário do nascimento do matador de toiros madrileno José Cubero Sánchez "El Yiyo", vítima de trágica cornada mortal na praça de Colmenar Viejo, quanto tinha apenas 21 anos, a 30 de Agosto de 1985 - um ano depois da morte de Francisco Rivera "Paquirri" em Pozoblanco, em cuja corrida, por ironia do destino, também tinha participado.
O toiro "Burlero" de Marcos Nuñez atingiu-o pelas costas, depois de lhe ter dado a estocada e partiu-lhe o coração em dois. O toureiro teve morte imediata em plena arena.
Antigo aluno da Escola de Tauromaquia de Madrid, integrou com Lúcio Sandín e Julián Maestro o famoso trio a que denominaram os "Príncipes do Toureio". "Era um firme candidato a ocupar o ceptro do toureio, pois apesar da sua morte aos 21 anos, tinha despertado a atenção dos aficionados da sua época desde os tempos de bezerrista", recorda o site "mundotoro.com".
Após notável campanha como novilheiro, recebeu a alternativa em Burgos durante a Feira de San Pedro em 1981, apadrinhado por Ángel Teruel (pai), com o testemunho de José Maria Manzanares (pai) e confirmou-a em Maio de 1982 em Madrid, com Manzanares por padrinho e Emílio Muñoz como testemunha. Em 1983 foi um dos grandes triunfadores da Feira de Santo Isidro em Las Ventas (Madrid) e nesse mesmo ano toureou em Portugal, na Feira da Piedade em Santarém, ao lado de Palomo Linares (que substituiu "Paquirri") e dos cavaleiros Álvaro Domecq e José João Zoio.

Fotos D.R.