quinta-feira, 31 de julho de 2014

Campo Pequeno cancela corrida de 28 de Agosto e emite comunicado esta tarde


É de alguma tensão o ambiente que se vive neste momento na empresa do Campo Pequeno - segundo fonte fidedigna, vai ser emitido esta tarde um comunicado cuja principal referência será o cancelamento de uma das corridas programadas para o mês de Agosto (a de dia 28), cancelamento esse que foi já comunicado aos abonados por carta, dando-lhes como alternativa a possibilidade de assistiram a uma outra corrida das que a empresa organiza noutras praças ou a de terem direito a dois bilhetes (em vez de um) para a gala à antiga portuguesa que em Outubro encerrará a temporada.
Segundo a mesma fonte, o cancelamento da corrida de dia 28 de Agosto (que se previa ser mista) foi justificado aos abonados pela "crise económica e a drástica diminuição do consumo de bens e serviços", o que terá levado a empresa (agora gerida pela Drª Paula Mattamouros Resende, na foto ao lado com Rui Bento, a "redefinir o abono da temporada 2014".
Mas e de acordo com a nossa fonte, pesou sobretudo nessa decisão, assumida pela Drª Paula Mattamouros Resende, de cancelar a última corrida de Agosto, o "mau estar" criado pela atitude de alguns toureiros e apoderados que terão recusado participar no cartel da corrida da próxima semana, 7 de Agosto, inicialmente programada com seis cavaleiros e cujo elenco ontem foi finalmente divulgado com apenas quatro. A empresa contactou, ao que sabemos, pelo menos cinco cavaleiros e todos eles se negaram a tourear, uns por uns motivos, outros por outros. Contactado pelo "Farpas", o director de Actividades Tauromáquicas da empresa do Campo Pequeno não quis prestar declarações. Rui Bento limitou-se a informar que a empresa emitirá esta tarde um comunicado, mas o "Farpas" sabe que o antigo matador já terá manifestado o seu "descontentamento" pela "atitude negativa" de alguns cavaleiros e seus apoderados que terão inviabilizado os projectos que tinha em mente para a corrida da próxima semana.
Paula Mattamouros também terá lamentado a atitude desses cavaleiros e apoderados, que, segundo a nossa fonte, "não souberam colaborar e complicaram as coisas num momento de crise e com todo o processo de insolvência a decorrer, preferindo prejudicar em lugar de se unirem e colaborarem" e terá mesmo decretado, no que respeita a um cavaleiro, que "não o queria mais no Campo Pequeno", dadas as justificações que este terá alegado para recusar participar na corrida de 7 de Agosto. O ambiente é de alguma tensão, "mas não de crise", garantem-nos.
Entretanto, os toiros da ganadaria de Manuel Veiga que seriam lidados na corrida de 28 de Agosto passaram para a de dia 21 (cartel, em princípio, de três cavaleiros), data para a qual estava agendada a presença de deis toiros da ganadaria de Herdeiros de António Silva. O representante desta ganadaria, José André, comunicou à empresa que três dos toiros se lesionaram e pediu dispensa, por não querer que "a corrida fosse partida a Lisboa, só com três toiros" - essa será também, segundo a nossa fonte, uma das explicações que a empresa pretende dar aos aficionados no comunicado que está neste momento a ser elaborado e que vai ser emitido à tarde.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo