quinta-feira, 31 de julho de 2014

João Moura Jr. na alta esfera em Portugal e Espanha




Nove compromissos de peso, até ao momento (podendo outros surgir) aguardam por João Moura Jr. em arenas de Portugal, Espanha e na Califórnia (onde se estreia) até ao final desta época, a temporada da sua decisiva consagração e, por coincidência, a primeira em que é apoderado pelo antigo matador de toiros Rui Bento, gerente taurino da empresa do Campo Pequeno.
O jovem Moura integrará no nosso país e em Espanha, nas próximas semanas, importantíssimos cartéis onde vai alternar com as mais destacadas figuras do toureio a cavalo dos dois países.
Assim, já no próximo domingo, 3 de Agosto, actuará na corrida de abertura da temporada na Figueira da Foz, formando cartel com António Telles e João Maria Branco, frente a toiros de Romão Tenório, completando o cartel os forcados de Santarém e de Lisboa.
Na semana seguinte, Moura Jr. alternará com as primeiras figuras de Espanha em duas das mais importantes feiras taurinas de Agosto no país vizinho: dia 8 toureia em Vitória ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza e Sérgio Galán, frente a toiros de Castilblanco (cartaz à esquerda) e dia 9 estará em Pontevedra a competir com Andy Cartagena e Diego Ventura, lidando-se toiros de San Mateo (cartaz à direita).
Depois destas duas grandes corridas em Espanha, regressa a Portugal para na terça-feira, dia 12 (22 horas) actuar em Alcochete na segunda corrida da Feira do Barrete Verde e das Salinas, que muitos consideram "a corrida do ano": frente a toiros de José Lupi, terá por companheiros de cartel Rui Fernandes e João Ribeiro Telles e os forcados do Aposento do Barrete Verde, na noite de despedida do seu cabo, João Salvação.
Segue-se a 28 de Agosto mais uma corrida em Espanha, na Feira de San Sebastián de los Reys (Madrid), onde formará cartel com Fermín Bohórquez e Francisco Palha, frente a toiros de Castillejo de Huebra; e a 30 em São Manços, com Luis Rouxinol e seu irmão Miguel Moura e toiros de Romão Tenório, completando o cartel os grupos de forcados de Santarém e S. Manços. No dia seguinte, 31, regressa a Espanha para tourear em Palência, de novo ao lado de Pablo Hermoso de Mendoza - com quem também alternará no Campo Pequeno em 4 de Setembro (notícia já a seguir).
Por fim, a 15 de Setembro, João Moura Jr. fará a sua estreia na Califórnia, como já noticiámos, actuando na praça de Gustine.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com