quinta-feira, 31 de julho de 2014

Empresa do C. Pequeno: quarteto dia 7 em Lisboa e duas corridas em Agosto na Figueira





Sem corrida esta noite, quinta-feira, o Campo Pequeno volta a abrir as suas portas de hoje a uma semana, dia 7 de Agosto, para a tradicional Corrida do Emigrante, na qual o Grupo de Forcados Amadores e Lisboa comemora 70 anos de actividade e pegará, como único grupo, seis imponentes toiros de Canas Vigoroux.
Inicialmente programada como de seis cavaleiros, a corrida terá apenas quatro, ai que apurámos, depois de várias peripécias de bastidores que terão inviabilizado a estreia de casaca de Luís Rouxinol Jr., como Rui Bento projectara. Assim, a lide a cavalo estará a cargo de Sónia Matias, Ana BatistaGilberto Filipe e Filipe Gonçalves.
A empresa, em comunicado, justifica assim o elenco:
"À alegria e entrega de Sónia Matias contrapõe Ana Batista um toureio mais moldado nos cânones do classicismo. Qualquer delas já registou importantes triunfos nesta temporada. Por seu turno, Gilberto Filipe vem ao Campo Pequeno na sua qualidade de triunfador da edição de 2013 da Corrida do Emigrante. Já Filipe Gonçalves integra este cartel como consequência lógica de ter sido um dos triunfadores da corrida TV Norte".
Comandado por Pedro Maria Gomes, digno sucessor de Nuno Salvação Barreto e de José Luis Gomes, o Grupo de Forcados Amadores de Lisboa comemora 70 anos de actividade numa corrida em que actua, como único grupo, destacando-se o facto de se voltarem a fardar, lado-a-lado com os actuais forcados, antigos elementos do grupo.
A ganadaria Canas Vigoroux foi uma das triunfadoras da temporada de 2013 no Campo Pequeno, razão pela qual volta a Lisboa, com um curro de extraordinária apresentação.

Duas na Figueira da Foz 

Entretanto, no próximo domingo, dia 3, às 17h30, realiza-se na Figueira da Foz, uma das praças geridas pela empresa do Campo Pequeno, a Grande Corrida "Correio da Manhã-Centro".
Actuam os cavaleiros António Ribeiro Telles, João Moura Júnior e João Maria Branco e pegam os grupos de forcados amadores de Santarém e de Lisboa, capitaneados respectivamente por Diogo Sepúlveda e Pedro Maria Gomes, sendo lidados seis toiros de Romão Tenório de excelente apresentação.
"Será uma corrida de grande competição entre o estilo clássico de Antonio Ribeiro Telles, a classe de João Moura Júnior e a raça de João Maria Branco", destaca a empresa.
No dia 15, às 22h00, o Coliseu Figueirense será o palco para a XIII Grande Corrida RDP-TV, na qual estará em disputa um prémio para a melhor pega de caras, que será disputado entre os grupos de forcados do Ribatejo (cabo João Machacaz), Aposento da Chamusca (cabo Pedro Coelho dos Reis) e Coimbra (Cabo Luis Santos). Lidam-se seis poderosos toiros de Luis Rocha.
Estarão em praça seis jovens cavaleiros com provas dadas de quererem e poderem vir a ser grandes figuras do toureio: Sónia Matias, Brito Paes, Manuel Ribeiro Telles Bastos, Tomás Pinto, Mateus Preito e o colombiano Jacobo Botero.