quarta-feira, 30 de julho de 2014

A verdade: pai do "dentista aficionado" não é o novo apoderado dos Bastinhas

Fernando Marques assume os compromissos que estavam assumidos por Morgado
e tratará dos que terceiros assumiram com o saudoso apoderado, mas não é o novo
apoderado dos Bastinhas, ao contrário do que se podia depreender do pouco
explícito comunicado que ontem surpreendeu tudo e todos ao final do dia
O saudoso António Morgado, na foto com o comendador Rui Nabeiro e
seu neto Iván, este ano, num jantar em casa dos Bastinhas
Fernando Marques e sua Mulher à mesa com os Bastinhas, este ano, na
herdade do cavaleiro em Elvas
Pedro Marques e seus Pais este ano em casa dos Bastinhas, com os empresários
José António Costa e António Sousa (à esquerda)
Fernando da Silva Marques (à direita) na última Feira da Golegã, em Novembro,
com sua Mulher e seu filho, o afamado Dr. Pedro Marques



O meio taurino ficou ontem ao final da tarde meio surpreendido - e meio baralhado, mesmo - com o curtíssimo comunicado dos Bastinhas dando conta de que Fernando da Silva Marques (de quem enviavam no mesmo mail a foto tipo passe que reproduzimos à direita e que não será tão actual quanto isso...) "assumiu e representa todos os compromissos estabelecidos por e com o António Morgado", o apoderado que desde o início da temporada de 2010 estava ao lado de Joaquim e Marcos Bastinhas e que na última sexta-feira pôr termo à vida, tendo ido a sepultar anteontem.
Foi-se ver quem era e descobriu-se: Fernando da Silva Marques, contabilista de profissão, residente da Marinha Grande, sem ligações profissionais ao mundo tauromáquico, é o Pai do conhecidíssimo médico dentista Dr. Pedro Marques, o admirador nº 1 do matador sevilhano Morante de la Puebla e que ontem mesmo colocou como foto de perfil da sua página da rede social "Facebook" a foto que aqui reproduzimos à esquerda e em que aparece numa trincheira ao lado do já saudoso António Morgado - com quem mantinha há vários anos uma grande relação de amizade.
O falecido apoderado dos Bastinhas, também empresário taurino e organizador de corridas a norte, era "muito chegado" à Família Marques. Terá sido mesmo a Fernando Marques que Morgado telefonou na tarde de sexta-feira fazendo as suas derradeiras confidências antes de avançar para a morte, num pinhal próximo de sua casa em Nave de Haver. O próprio Fernando Marques, "aterrorizado com o teor daquela que acabou por ser a última conversa de Morgado", foi quem pôs a Família e os amigos de alerta para a possibilidade de António Morgado "ir cometer uma loucura" e rapidamente se pôs a caminho de Nave de Haver, chegando mesmo a participar, com a GNR, nas buscas para encontrar o amigo.
Na generalidade dos sites e blog's taurinos já se noticiou que Fernando da Silva Marques é, ao fim e ao cabo, o "senhor que se segue" na Casa Bastinhas - mas a história não é bem assim.
Através do seu assessor Manuel Ribeiro, o Maestro Joaquim Bastinhas esclareceu esta manhã ao "Farpas" que o Pai do Dr. Pedro Marques "não é o novo apoderado, nem é o representante" dos dois cavaleiros de Elvas.
"Apenas e só, pela grande amizade que os unia, Fernando Marques assumirá até final desta temporada todos os compromissos que estavam assumidos por António Morgado (corridas de toiros por ele organizadas, etc.) e tratará pessoalmente de todos os compromissos que outros teriam assumidos com Morgado (contratos dos Bastinhas, etc.). Ou seja: só em 2015 os Bastinhas terão novo apoderado. Fernando Marques não o é, nem sequer é representante da Casa Bastinhas", explica Manuel Ribeiro.
Ribeiro, assessor dos Bastinhas, reconhece que "o comunicado de ontem pode não ter sido muito explícito e por isso deu azo a que se entendesse que o senhor Fernando Marques era o novo apoderado e representante dos Bastinhas, mas na realidade não é assim".
Seja como for e com que designação for, Fernando da Silva Marques será sempre visto, em termos práticos e pelo menos até final desta temporada tauromáquica, como o sucessor (sem o ser na realidade) do saudoso Morgado, nomeado menos de 24 horas depois do seu funeral.

Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.