sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Fotoreportagem de Maria João Mil-Homens: a sequência da dramática colhida de Pedro M. Gomes

O brinde aos antigos elementos do grupo e também
à memória do cabo-fundador Nuno Salvação Barreto
Violentamente derrotado na primeira tentativa, o cabo Pedro Maria Gomes foi
"cuspido" e o toiro acabou por ser "pegado" pelo primeiro-ajuda Luis Segão,
que seria também derrotado. Seguiu-se a segunda tentativa (fotos a seguir),
em que Pedro ficou inanimado
Aqui, após o embate na cara, Pedro Maria já estava desmaiado, acabando por cair
inerte no chão
Momentos de grande dramatismo e angústia, com o cabo Pedro Maria Gomes
inanimado na arena e o toiro a investir sobre ele


Impressionante sequência, pela objectiva atenta de Maria João Mil-Homens (a grande revelação feminina da nova vaga de repórteres taurinos) dos momentos dramáticos vividos ontem à noite no Campo Pequeno com a colhida de Pedro Maria Gomes, cabo dos Forcados Amadores de Lisboa, ocorrida logo no primeiro toiro da noite, a noite em que o grupo festejava o seu 70º aniversário.
Depois de brindar aos antigos elementos do grupo que estavam fardados na praça, Pedro Maria elevou ainda o seu barrete aos céus, num significativo brinde à memória de Nuno Salvação Barreto, fundador dos Amadores de Lisboa.
O primeiro impacto não foi fantástico. O toiro deu um derrote fortíssimo e a pega acabou por ser "feita" pelo primeiro-ajuda, o grande Luis Segão ("Bombeiro"), depois de Pedro Maria Gomes ter sido "cuspido".
Na segunda tentativa, o cabo sofreu uma fortíssima pancada no queixo e quando caíu já ia desmaiado. "Não me lembro de nada, a pancada foi muito violenta e fiquei logo ali a dormir", explicou o forcado ao "Farpas".
Pedro Maria foi ainda colhido com violência no chão, já inanimado, vivendo-se na arena - e nas bancadas - momentos de grande angústia. Vários elementos do grupo deitaram-se sobre o corpo inerte do cabo para o defender das investidas do potente toiro da ganadaria Canas Vigouroux, que tivera em lide (a duo pelos cavaleiros Sónia Matias e Filipe Gonçalves) um comportamento de manso.
Pedro Maria Gomes foi estabilizado na enfermaria da praça pela equipa médica chefiada pelo Dr. Soares Fernandes, recuperando os sentidos, sendo a seguir levado para o Hospital de Santa Maria, de onde teve alta às três e meia da manhã, após vários exames que não detectaram nenhuma lesão preocupante, dirigindo-se ainda ao local onde se realizava o jantar dos forcados. "Fui dar um abraço a todos, mas estive lá pouco tempo, estava muito dorido. Às cinco da manhã já estava em casa, onde passei hoje o dia todo, a ver se recupero. Mas felizmente estou bem, podia ter sido muito pior", informa Pedro.
Como anteriormente mostrámos, a pega acabou por ser concretizada por Gonçalo Maria Gomes, o irmão de Pedro já retirado das arenas e o grupo passou então a ser comandado durante a noite por seu Pai (foto ao lado), José Luis Gomes, antigo cabo dos Amadores de Lisboa.

Fotos Maria João Mil-Homens