segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Cartaxo: Parreirita ainda mexe... e bem!



Em final de temporada, um toureiro em destaque: Parreirita Cigano regressou às arenas este sábado no Cartaxo, depois de ter estado quase vinte anos afastado pelo cumprimento de penosa pena de prisão. O "Gitano Português", único toureiro luso que foi em tempos apoderado em Espanha pelo célebre "El Pipo" (o taurino que descobriu e lançou o lendário Manuel Benítez "El Cordobés" nos anos 60) demonstrou continuar em forma, apesar da idade, dos anos de inactividade e da forma física que, obviamente, não é a mesma. Mas como quem sabe, jamais esquece, a realidade é que Parreirita Cigano marcou este fim de temporada e deixou ambiente para o voltarmos a ver na próxima. Toureou com a arte e o temple que eram seu apanágio e deslumbrou os que recordaram o passado e o aplaudiram em demorada volta à arena. Enfrentou com saber e ofício um toiro de quatro anos de Dias Coutinho... e as fotos falam por si.
Esta corrida marcava a estreia da nova dupla empresarial formada por José do Carmo Reis e Pedro Gonçalves e decorreu de forma algo acidentada e controvérsia, já que se iniciou com apenas cinco toiros nos currais, depois de os restantes não terem sido aprovados por falta de peso. Foram buscar mais dois toiros à ganadaria, na Granja, correndo-se o risco de, por qualquer imprevisto, estes poderem não chegar a tempo e horas à praça. Houve bom senso por parte do director de corrida Manuel Gama, para autorizar que o espectáculo fosse por diante sem os toiros todos na praça. Com lides intercaladas por danças de sevilhanas, a corrida iniciou-se às dez da noite e terminou já depois das duas da madrugada... um espectáculo demasiado longo...
Valeu pela arte de Parreirita, pelas grandes faenas dos veteranos cavaleiros João Moura e Rui Salvador e pela reafirmação do valor do jovem cavaleiro praticante Parreirita Cigano (filho) que, segundo a douta apreciação do Maestro Moura, "é muito melhor que muitos que por aí andam" e pode vir a ser "um caso". Pegaram com galhardia os forcados do Ribatejo e de Arronches e há ainda a registar que tomou a alternativa o bandarilheiro Miguel Murtinho, apadrinhado por Fábio Machado.

Fotos Fernando Clemente/cortesia www.parartemplarmandar.com