segunda-feira, 22 de setembro de 2014

António Badajoz em estado grave


Está há já alguns dias internado no Hospital de Santarém, em estado que continua a inspirar cuidados, o famoso bandarilheiro António Badajoz, de 92 anos.
De seu verdadeiro nome António Pereira Cipriano, mas desde sempre conhecido no mundo tauromáquico pelo nome artístico de António Badajoz, o Maestro nasceu em Coruche em 22 de Setembro de 1922 e tomou a alternativa no Campo Pequeno em 9 de Setembro de 1949, apadrinhado por José Segarra, que lhe cedeu um toiro da ganadaria de Manuel Ribeiro Telles. Foi também no Campo Pequeno que se despediu das arenas em 5 de Setembro de 1991.
Ao longo de meio século, desenvolveu com seu irmão Manuel uma escola de toureio em Coruche de onde sairam inúmeros toureiros, desde matadores a novilheiros, passando por bandarilheiros. António Badajoz pertenceu às quadrilhas das maiores figuras do toureio, entre os quais João Núncio, Luis Miguel da Veiga e o matador Francisco Mendes e foi também apoderado de vários toureiros, entre os quais se destaca o saudoso José João Zoio.
Actuou nas principais praças de toiros do mundo e é, ainda hoje, uma figura de referência da tauromaquia a nível mundial.

Foto D.R.