segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Aplausos": Rui Bento faz balanço positivo da temporada no Campo Pequeno



Numa grande entrevista a Iñigo Crespo publicada esta semana em duas páginas da prestigiada revista espanhola "Aplausos" (foto de cima), Rui Bento faz um balanço altamente positivo da temporada do Campo Pequeno, considera que "os objectivos foram cumpridos" e realça o "regresso em força do público" à catedral do toureio a cavalo neste ano de 2014.
O antigo matador destaca que o facto de "este ano se ter programado e planificado tudo com mais tempo" contribuiu decisivamente para "transmitir ao público a confiança que, por distintas razões, tinha perdido no ano anterior".
Essa confiança, traduzida na grande qualidade dos cartéis, suscitou "um aumento de público muito significativo, esgotando-se a lotação em três corridas e logrando-se mais duas grandes enchentes", realça o gestor taurino da primeira praça do país.
Rui Bento destaca as lotações esgotadas com as presenças de Pablo Hermoso de Mendoza e Diego Ventura - que "são a máxima qualidade dentro do rejoneio" - e no que concerne aos portugueses recorda que Joaquim Bastinhas e António Ribeiro Telles protagonizaram "actuações para recordar", colocando ainda em destaque Rui Fernandes e João Moura Jr., "dois toureiros de projecção internacional e que se consagraram de modo definitivo".
Rui Bento recorda ainda que "Filipe Gonçalves e Miguel Moura deixaram muito bom ambiente", que Jacobo Botero "foi uma revelação" , assim como "outro jovem português, Gilberto Filipe".
Recorda ainda que em 2014 deram-se 68 voltas à arena do Campo Pequeno e realça que os que deram três voltas numa só noite foram Pablo Hermoso, Ventura, Botero e o novilheiro José Garrido. Estatisticamente, no número total de voltas, os recordes são de Diego Ventura (cinco voltas em duas corridas); Pablo Hermoso, João Moura Jr., Rui Fernandes e Filipe Gonçalves (quatro voltas cada em duas corridas): Jacobo Botero (três voltas numa única corrida, a da sua alternativa); Gilberto Filipe, Miguel Moura e Joaquim Bastinhas (três voltas em duas actuações); e ainda António Ribeiro Telles (quatro voltas em dois festejos). Quanto ao toureio a pé, José Garrido encabeça a lista com três voltas à arena numa noite, seguido por António Ferrera e o jovem Diogo Peseiro (duas voltas cada numa só corrida).
O gestor taurino da praça de Lisboa salienta ainda que "durante este ano viram-se na praça muitos políticos, apresentadores de televisão, futebolistas e actores", frisando que "é uma tradição social o antes e o depois de cada festejo no Campo Pequeno". Recorda ainda a importância das ganadarias que lidaram na primeira praça de Portugal, nomeadamente as de Murteira Grave, Cunhal Patrício e Vinhas. E faz um apelo às primeiras figuras de Espanha para que venham tourear ao Campo Pequeno, "porque precisamos deles", mas que tenham em atenção que Lisboa não pode pagar os cachet's de Madrid, Sevilha ou Bilbau.
Para Rui Bento, "a nossa boa saúde (Campo Pequeno) é sinónimo de futuro noutras praças", considerando que "com inversão e qualidade obtêm-se bons resultados".

Fotos D.R. e Emílio de Jesus