quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Governo espanhol galardoou Francisco Cano, decano dos fotógrafos taurinos


Francisco Cano Lorenza "Canito", de 102 anos de idade e que até ao ano passado exerceu a actividade em praças de Espanha (na foto, com o nosso correspondente Ricardo Relvas) foi galardoado pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto de Espanha com o Prémio Nacional de Tauromaquia 2014.
Fernando Benzo, subsecretário de Estado da Educação, Cultura e Desporto do governo espanhol, sublinhou que Francisco Cano "constitui hoje uma verdadeira antologia gráfica de todos os acontecimentos e manifestações da Tauromaquia, sendo considerado uma fonte documental histórica indispensável a todos quantos queiram estudar os valores culturais e humanos que integram o património da arte do toureio".
Francisco Cano, recorde-se, foi o único repórter fotográfico que em 28 de Agosto de 1947 registou na arena de Linares a trágica colhida mortal do célebre toureiro "Manolete". Colaborou durante muitos anos na revista "Aplausos" e também nos jornais "El Ruedo", "ABC" e "Marca", entre muitos outros. Cano esteve presente, com uma exposição de fotografias, na última Feira do Toiro realizada em Santarém.
Além deste prémio, o governo espanhol acordou fazer um reconhecimento público ao labor da Federação de Entidades Taurinas da Catalunha, como promotores da Iniciativa Legislativa Popular que se concretizou na aprovação da Lei 18/2013 de 12 de Novembro para a regulamentação da Tauromaquia como património cultural, em apoio às acções que estão a realizar os novilheiros colombianos em Bogotá, na Colômbia, em defesa da Festa.

Foto D.R./cortesia elredondeltaurino.blogspot.com