segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

"Chenel" e "Belmonte": morrem dois cavalos célebres

Duas estrelas: momentos de glória de Pablo Hermoso com
o "Chenel" e, em baixo, o "Belmonte" com João Moura Júnior


Morreram dois dos mais célebres cavalos de toureio dos últimos anos: o "Chenel" de Pablo Hermoso de Mendoza e o "Belmonte" de João Moura Júnior.
O "Chenel", filho do "Gallo" e que nasceu em Estella em 1 de Janeiro de 2000 (precisamente no dia em que começou o novo milénio), morreu na Colômbia, onde esperava os primeiros compromissos do rejoneador naquele país. Toureou pela última vez em Espanha na praça de Saragoça no passado dia 10 de Outubro e Pablo Hermoso cravou com ele 1.793 bandarilhas, recordando-o agora como "o cavalo mais importante do toureio nos últimos oito anos". Foi vítima de uma cólica hiper-aguda.
O "Belmonte" de Moura Jr., que já estava afastado das arenas, morreu ontem devido a uma grave lesão. Na sua página da rede social "Facebook", o cavaleiro de Monforte lembra-o como "o génio dos génios" e escreve: "Depois de meu Pai, foste tu a ensinar-me tudo o que sei e, acima de tudo, o que hoje sou. Acho que jamais conhecerei um cavalo com tanto carácter e personalidade como tu".

Fotos D.R.