quarta-feira, 11 de março de 2015

3 de Maio: João Villaverde lembrado em Vila Franca

Uma das fotos de que Villaverde mais gostava, tirada por Miguel Alvarenga,
correndo um toiro a uma mão na mítica arena da Real Maestranza de Sevilha,
quando estava na quadrilha do Maestro João Moura
Após brilhante carreira como forcado amador no Grupo de Vila Franca, João
Villaverde foi destacado bandarilheiro. Na foto (à direita), com o matador José
Luis Gonçalves, numa foto de João Queiroz
Pessoa de Carvalho estreia-se como empresário da "Palha Blanco" a 3 de Maio
apresentando um poderoso curro de toiros da ganadaria Veiga Teixeira

Na tarde do próximo dia 3 de Maio (domingo), a memória do saudoso forcado, bandarilheiro e ganadero João Villaverde vai ser lembrado em Vila Franca de Xira na corrida que marca a estreia do empresário Paulo Pessoa de Carvalho na gestão da carismática praça "Palha Blanco" e onde, como ontem anunciámos, se lidará um imponente curro de toiros da afamada ganadaria Veiga Teixeira, triunfadora naquela praça na última temporada. Como também ontem divulgámos, será a Corrida de Toiros do Tomate, de homenagem, ainda, a todos os produtores de tomate.
Multifacetado aficionado, João Diogo Villaverde foi, antes de enveredar pela carreira de bandarilheiro (onde se destacou com elevado brilhantismo), um valente forcado dos Amadores de Vila Franca e é nessa faceta, refere o empresário Pessoa de Carvalho, que vai ser lembrado na tarde de 3 de Maio na "Palha Blanco", onde pela primeira vez será instituído um troféu com o seu nome a atribuir à melhor pega. "A imagem do forcado será exaltada nesta corrida, em memória de um grande forcado de Vila Franca de Xira", afirma o empresário.
Paulo Pessoa de Carvalho promete em breve divulgar o cartel (de três cavaleiros), bem como as várias acções que estão previstas em torno deste acontecimento. O novo empresário de Vila Franca anuncia ainda que "cada corrida que venha a ter lugar na 'Palha Blanco' será um acontecimento per si, terá grandes envolventes sócio-económicas e sociais, essencialmente para Vila Franca e para a região, mas também de âmbito nacional".

Fotos M. Alvarenga, João Queiroz e @Toiros e Cultura