domingo, 15 de março de 2015

Animado festival e grande ambiente ontem em Vila Viçosa

Grande ambiente ontem, ao final do festejo na praça de Vila Viçosa
Luis Rouxinol abriu o festival de Vila Viçosa e esteve ao seu melhor nível
João Moura Jr. num momento da sua brilhante actuação e, na foto de baixo, um
dos emotivos ferros com que Salgueiro da Costa "anunciou" ontem os seus
"argumentos" para a temporada de 2015


Miguel Alvarenga - Três quartos das bancadas preenchidos e um enorme ambiente vivido ontem em Vila Viçosa, no tradicional Festival da Rádio Campanário, que se celebrava pelo sexto ano consecutivo e reunia um atractivo cartel internacional de jovens figuras, encabeçado pelo veterano Luis Rouxinol, que teve destacada actuação a abrir a tarde, exibindo-se ao seu melhor nível, diante de um colaborante exemplar da ganadaria Charrua.
Para além de Rouxinol, os maiores destaques do festejo de ontem foram para João Moura Jr., que rubricou soberba actuação diante de um bem apresentado toiro de Romão Tenório, evidenciando sobretudo estar muito bem montado para fazer face aos grandes desafios que o esperam neste início de temporada, onde se destacam as presenças em Sevilha, Madrid e Lisboa (abertura da temporada); e também para João Salgueiro da Costa, que fechou praça lidando um belíssimo novilho-toiro da nova ganadaria dos irmãos Carreira (Herdade de Mata-o-Demo), cravando ferros de muita emoção e demonstrando que tem argumentos de sobra para uma temporada que vai ser, para si, decisiva.
Menos regular andou João Ribeiro Telles; e o colombiano Jacobo Botero teve lide asseada, sem grandes alardes, ambos diante de novilhos-toiros menos colaborantes da ganadaria Passanha. O espanhol Manuel Manzanares teve digna passagem pela arena de Vila Viçosa, frente a um exemplar também de Passanha que veio "a menos".
Em início de temporada e com as formações essencialmente vocacionadas para a juventude (elementos mais novos) dos dois grupos, não foi ontem brilhante a prestação dos dois grupos de forcados, Montemor e Évora. Luis Valente (à primeira), Vasco Carolino (à segunda) e Diego Caeiro (à terceira, em pega brindada ao fadista Manuel da Câmara) foram os "caras" pelos montemorenses; enquanto que pelo grupo eborense pegaram o cabo António Alfacinha (ao primeiro intento, a dobrar Gonçalo Rovisco, que se lesionou na primeira tentativa), João Salgado (à segunda) e Martim Caeiro (ao primeiro intento). O festival, que se iniciou com a procissão da Padroeira de Portugal, foi bem dirigido por Agostinho Borges.

Amanhã, não perca: a grande reportagem fotográfica de Vila Viçosa e o registo de todos os Famosos que marcaram presença no tradicional Festival da Rádio Campanário.

Fotos M. Alvarenga