João Ribeiro Telles esteve em Montemor com casta e imensa garra, pôs "a carne no assador", foi ao chão e encastou-se para depois cravar ferros de muito boa nota |
João Salgueiro da Costa protagonizou no último toiro da tarde aquela que foi considerada a sua melhor actuação dos últimos tempos |
Ana e Miguel Alvarenga na 6ª feira à noite em Elvas |
Amanhã, não perca de maneira nenhuma: vai ser um dia em cheio aqui no "Farpas"! Veja tudo o que aconteceu nas três grandes corridas que marcaram este fim-de-semana: Montemor (sexta-feira à tarde), Elvas (sexta-feira à noite) e Beja (ontem), três importantes acontecimentos onde muita coisa de importante aconteceu.
Em Montemor (praça cheia), fruto do incansável e fantástico trabalho de um jovem quarteto que está de parabéns - João Cabral, João Caldeira, Frederico Caldeira e João Braga - tudo se conjugou para a confirmação de um sucesso anunciado. Toiros muito sérios de Veiga Teixeira, triunfo sólido e importante de Moura Júnior, raça e casta de João Telles e uma das melhores actuações de Salgueiro da Costa no último toiro da corrida. Nota altíssima para os dois grandes grupos de forcados de Santarém e Montemor, destacando-se o cabo Diogo Sepúlveda com um pegão de "parar o trânsito" e ainda António Grave de Jesus (Santarém) e duas pegas enormes de João Braga e Frederico Caldeira (Montemor), tendo os escalabitanos ganho o troféu "Barra d'Ouro". Amanhã vamos mostrar-lhe todas as pegas, os melhores ferros da corrida e os (muitos) Famosos que estiveram em Montemor, onde o ambiente foi enorme e as bancadas estavam replectas de importantes figuras do mundo tauromáquico. Miguel Alvarenga analisa amanhã a corrida em pormenor e Maria João Mil-Homens expressa uma vez mais a sua arte com os momentos inolvidáveis de uma tarde daquelas que fazem aficionados.
À noite, em Elvas e como ontem já aqui referimos, o grande destaque foi para o triunfo dos toiros da ganadaria Passanha e para a apoteótica reaparição de Marcos Bastinhas na praça da sua terra, mas também para a brilhante actuação dos grupos de forcados de Monforte, de Elvas e de Coimbra numa nocturna que registou meia entrada nas bancadas do Coliseu "Comendador Rondão de Almeida" e onde há ainda a relembrar grandes actuações de Joaquim Bastinhas, de Tito Semedo e de Pedro Salvador e duas prestações igualmente aplaudidas de Sónia Matias e Ana Batista. Amanhã, também, Miguel Alvarenga passa em revista o que aconteceu em Elvas e não perca as fotos de Emílio de Jesus e Maria João Mil-Homens.
Já ontem à tarde, na praça de Beja, meia casa forte para presenciar a tradicional corrida da Ovibeja, onde esteve o nosso companheiro Emílio de Jesus (foto ao lado) e de que também amanhã vamos mostrar tudo. Realce para o excelente jogo dos toiros sérios e bem apresentados, de excelente comportamento, da ganadaria Passanha Sobral (com justificada chamada à arena dos representantes) e para as actuações triunfais de Tito Semedo, de Rui Fernandes e de Marcos Bastinhas, bem como dos grupos de forcados de S. Manços, de Cascais e de Beja.
Amanhã, não perca nada! O "Farpas" vai mostrar-lhe tudo o que aconteceu nas três grandes corridas que marcaram este fim-de-semana, infelizmente interrompido pela chuva que impediu que se prolongasse hoje nas corridas que estavam marcadas para Vila Franca e para a Benedita (esta e como já hoje noticiámos, adiada para o próximo domingo, 10 de Maio, com o mesmo cartel).
Fotos Maria João Mil-Homens e Manuel Ribeiro