sábado, 23 de maio de 2015

M. Vale hoje no "CM": António Badajoz, "O Eterno"



Sob o título "António Badajoz - O Eterno", Maurício do Vale (foto ao lado) enaltece hoje na sua crónica semanal "Tauromaquia" no "Correio da Manhã", a figura ímpar - e eterna - do grande Maestro António Badajoz que, mesmo doente, foi no passado dia 14 à arena do Campo Pequeno receber das mãos da Drª Paula Resende (foto de cima) o Galardão "Prestígio" com que a Administração da primeira praça do país o homenageou muito merecida e justamente. Eis, com a devida vénia, as bonitas palavras do cronista:


Não tem idade, porque nasce todos os dias onde se vive a Festa de Toiros. Nunca morrerá, porque soube e continua em vida a conquistar a eternidade.
Nunca se esquece a sua obra, as suas pinceladas de capote estão perpetuadas em fotos e memórias dos mais exigentes. A sua energia foi capaz de empolgar. A bandarilhar em seu sítio ou a transmitir os seus conhecimentos sobre o toiro e o toureio. Também sendo um senhor, firme mas sensível, fazendo-se respeitar respeitando!
António Badajoz triunfou numa medida sublime, quando saiu à arena de Lisboa, para de pé receber a homenagem da empresa e do público.
Há muito retido em casa e em hospitais, o veterano toureiro tem sofrido de doença que o desafiou, ele que sempre deu a cara e o peito. Galardão de prestígio, justo e em tempo. Homem toureiro, saúde pouca, força de génio. Eterno! Como as árvores...

Maurício do Vale

Fotos Maria João Mil-Homens e "CM"