sexta-feira, 26 de junho de 2015

Arranca amanhã em V. Franca: Semana da Cultura Tauromáquica homenageia Maestro Mário Coelho

Homenageado na semana passada em Lisboa pela
administração da empresa do Campo Pequeno, o Maestro
Mário Coelho será este ano a figura central da Semana da
Cultura Tauromáquica
em Vila Franca




Inicia-se amanhã, sábado, 27 de Junho e prolonga-se até dia 2 de Julho, em Vila Franca de Xira, a 26.ª edição da Semana da Cultura Tauromáquica (SCT), uma organização da Câmara Municipal de Vila Franca. A iniciativa mantém como principal objetivo a defesa desta expressão cultural, enquanto marca identitária desta região.
O grande homenageado desta edição é o Maestro Mário Coelho, matador de toiros vilafranquense, de renome nacional e internacional que completa este ano os 60 anos do início do seu percurso profissional. Incluída na Semana da Cultura Tauromáquica, estará patente no Celeiro da Patriarcal uma exposição que promete uma fabulosa viagem pelo percurso de vida e profissional desta personalidade marcante, através da mostra de um riquíssimo e diversificado espólio privado, entre trajes, fotos, troféus e cartazes, entre outros.
A inauguração, no dia 27, pelas 18h30, no Celeiro da Patriarcal, incluirá as actuações do fadista António Pinto Basto e do cantor de flamenco Joaquín Moreno.
Esta exposição será enriquecida com um conjunto de três colóquios, com os temas "Mário Coelho", "Bandarilhas" e "Ganadarias", que contarão com as presenças de grandes nomes de Portugal e de Espanha como oradores, moderadores e convidados.
Ainda no sábado, pelas 22h00, na praça de toiros "Palha Blanco", haverá uma novilhada popular com alunos das escolas de toureio "José Falcão" (Vila Franca de Xira) e de Málaga (Espanha).
A Semana inclui ainda actividades com o grupo de forcados Amadores de Vila Franca de Xira, muita animação com as tertúlias da cidade, música e dança, bem como um peddy-paper taurino pela cidade.
Com esta programação, a Câmara Municipal espera que a Semana da Cultura Tauromáquica se constitua mais uma vez como "uma referência na preservação e promoção de um mais fortes elementos de identidade da região e da cultura do país: a Tauromaquia".

Foto Maria João Mil-Homens