sexta-feira, 10 de julho de 2015

Álamo, Salvador, Espinheira e Oliveira: os grandes triunfadores do Campo Pequeno

Luc Jalabert e Luis Miguel da Veiga voltaram ontem a marcar presença na arena
do Campo Pequeno. Ambos participaram nas cortesias com Bastinhas e Salvador
Juan del Álamo conquistou ontem Lisboa. Deu uma volta à arena no primeiro
toiro e duas no segundo. Foi mais um importante e decisivo contributo para o
renascimento do entusiasmo pelo toureio a pé em praças nacionais
Mais uma grande pega no Campo Pequeno, ontem, executada por Pedro
Espinheira, cabo dos Amadores do Ribatejo - praticamente idêntica à de Marcelo
Loia oito dias antes
O presidente da Câmara de Reguengos com o antigo bandarilheiro de Mestre
Batista, António Garçoa e a viúva do grande cavaleiro, Tininha Batinha, quando esta
entregou à administradora do Campo Pequeno, Drª Paula Resende, uma casaca
castanha do inesquecível toureiro para o Museu da praça de toiros
Joaquim de Oliveira voltou ontem a afirmar-se como um dos maiores bandarilheiros
do momento. Em baixo, Salvador aplaudido de pé na sua segunda magistral
actuação no Campo Pequeno - parecia o Salvador de há 30 anos!


O matador salmantino Juan del Álamo sagrou-se ontem máximo e absoluto triunfador da corrida nocturna do Campo Pequeno, a do "Correio da Manhã", sexta da Temporada Sensacional, que registou momentos de particular emoção pela homenagem que se prestou à memória do grande José Mestre Batista, a começar pela presença, nas cortesias, do seu companheiro de sempre, Luis Miguel da Veiga e do cavaleiro francês Luc Jalabert, que foi seu afilhado de alternativa.
Rui Salvador (foto ao lado) marcou também a noite com uma magistral actuação no sexto toiro da corrida, relembrando o grande Salvador de há trinta anos numa lide de raça e brio profissional acima da média.
Joaquim Bastinhas e o matador francês Juan Bautista estiveram apenas vulgares. Outro grande momento da noite foi a primeira pega da corrida por Pedro Espinheira, cabo dos Amadores do Ribatejo, uma emotiva sorte de caras quase passada a papel químico da fantástica pega de Marcelo Loia oito dias antes. Os Amadores de Monsaraz brilharam na última intervenção com uma rija pega de Luis Rodrigues. O quarto grande triunfador da nocturna de ontem em Lisboa foi o fantástico bandarilheiro Joaquim de Oliveira, que foi alvo de calorosa ovação de montera em mão pelo brilhantismo e pelo valor com que bandarilhou os toiros de Álamo. Lidaram-se toiros duros e difíceis do Engº Luis Rocha (três a cavalo), daqueles que marcam pela seriedade e pela emoção; e bons toiros de Falé Filipe a pé. O primeiro de Salvador era o sobrero desta mesma ganadaria, por deficiências manifestadas nos currais da praça pelo exemplar de Luis Rocha que lhe cabia lidar.
A noite abriu com um aplaudido espectáculo de Fado - com António Pinto Basto, Teresa Tapadas e Gustavo Pinto Basto e a participação especial de Maurício do Vale a cantar a duo com António o fado de Mestre Batista - e de Cante Alentejano com o Grupo Coral da Freguesia de Monsaraz.
Apesar de ter sido uma corrida de oito toiros, como eram as mistas de antigamente, o espectáculo de ontem demorou apenas mais quinze minutos do que a enfadonha Corrida TV da semana passada. Manuel Gama foi o director de corrida. A praça registou ontem uma entrada de pouco mais de meia casa.

Não perca hoje, aqui, a análise detalhada de Miguel Alvarenga e todas as fotos da corrida de ontem à noite no Campo Pequeno.

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com