sexta-feira, 17 de julho de 2015

Amanhã: corrida de gala comemora 120 anos do emblemático Coliseu Figueirense




Amanhã, sábado, a Figueira da Foz recebe um dos maiores marcos da temporada taurina: a corrida de toiros comemorativa do 120º aniversário do Coliseu Figueirense.
Com o intuito da sua construção foi criada a Companhia do Coliseu Figueirense, que teve como grande impulsionador o médico figueirense Dr. João Antunes Pereira das Neves, ao qual se juntou outro grande aficionado, o Dr. Anibal Augusto Penel.
Com as obras a decorrer em tempo recorde, o Coliseu Figueirense teve o seu dia de inauguração a 25 de Agosto de 1895, com a capacidade para 7.000 lugares e para o qual se anunciaram dois espectáculos em dias seguidos, onde pontificaram os nomes do cavaleiro Alfredo Tinoco da Silva, um dos mais conceituados cavaleiros da época, o matador espanhol Filipe Aragón Minuto, e os forcados que trabalhavam na praça de toiros de Algés, comandados por Jacaré. Lidaram-se oito toiros em cada espetáculo das ganadarias de Faustino da Gama e Victorino Frois.
Ao longo destes 120 anos de história muitas foram as tardes e noites de glória para a tauromaquia local e nacional, entre as quais se destacam as duas corridas de toiros de morte no ano de 1927, altura em que se permitia no nosso país tal acontecimento, bem como a inauguração da luz eléctrica no ano de 1986. O Coliseu Figueirense foi palco de três recordadas Corridas "Farpas" com praça cheia e de corridas televisionadas.
Cada vez mais bonito e esbelto, o Coliseu Figueirense, agora com a capacidade para 4.821 lugares, contará com mais uma página de ouro para a sua história com a realização da corrida de toiros de gala à antiga portuguesa já amanhã, sábado, 18 de Julho pelas 22h00, com a participação dos cavaleiros Joaquim Bastinhas, António Telles, Ana Batista, Filipe Gonçalves, Marcos Bastinhas e Marcelo Mendes, e dos forcados amadores de Vila Franca e Ramo Grande (Açores), perante seis toiros da emblemática ganadaria de Veiga Teixeira.
A não perder!

Fotos M. Alvarenga