sábado, 18 de julho de 2015

Caetano enorme na Corrida TV/Norte

João Moura Caetano foi ontem o grande triunfador da Corrida TV/Norte
O magnífico cavalo "Temperamento" teve honras de vir à praça no final
Filipe Gonçalves e o cavalo que bate palmas galvanizaram o público
festivo da Póvoa de Varzim. Aqui, o número encaixa na perfeição.
No Campo Pequeno, as coisas são mais sérias... e bem mais a sério
Filipe Gonçalves agradecendo os aplausos, na companhia de Rafael Vilhais,
na qualidade de representante da ganadaria de Conde Cabral


João Moura Caetano ganhou muito justa e merecidamente o prémio para a melhor lide, ontem, na Corrida TV/Norte que se celebrou na Póvoa de Varzim com os sectores de sol completamente cheios e os de sombra a meio gás - isto é, sem o fulgor de outros tempos em que a Monumental esgotava para este marcante acontecimento.
Moura Caetano protagonizou uma actuação de alto nível, destacando-se sobretudo com o magnífico cavalo "Temperamento" (que no final veio à praça, como prémio do seu fantástico labor). Foi uma lide intensa e profunda onde desenvolveu o melhor da sua tauromaquia.
O segundo cavaleiro mais destacado foi Filipe Gonçalves, que galvanizou o público festivo da Póvoa de Varzim com o seu toureio espectacular, com o cavalo que bate palmas (e aqui se encaixa na perfeição) e com a sua forma muito peculiar e bem popular de contagiar o público.
Os toiros de Conde Cabral pediam contas, arrancavam-se com alegria e não eram "para meninos"... ou meninas. Toiros de verdade e sérios, estiveram, na generalidade, por cima dos toureiros e dos forcados.
Joaquim Bastinhas teve azar com o seu toiro, o pior do lote, mas deu a volta à situação mercê da sua muita experiência e do seu grande brio profissional. Sónia Matias é uma valente e o seu toureio desenvolto encaixa em absoluto num público como aquele, agradou, como agrada sempre ali. João Maria Branco procurou estar bem, sofreu alguns toques violentos, mas mesmo assim o público esteve com ele. A jovem Mara Pimenta acusou alguma inexperiência e também falta de rodagem, numa temporada em que tem toureado pouco.
Pegaram - ou tentaram pegar - os grupos do Ribatejo (onde há que destacar o estoicismo e a garra do cabo Pedro Espinheira, que pegou só à terceira o primeiro toiro da corrida), da Moita (que ganharam o troféu para a melhor pega) e do Ramo Grande (Açores), pouco havendo a referir neste campo, numa noite em que não saíu minimamente dignificada a imagem do Forcado Amador. Foi pena.

Fotos Maria João Mil-Homens