sábado, 18 de julho de 2015

Corrida TV/Norte: não se dignificou, antes pelo contrário, a imagem do Forcado Amador...



Primeiro: quem organiza e está à frente de uma corrida tão importante e de tão boa memória como a da TV/Norte, que ontem se realizou na Monumental da Póvoa de Varzim, deve ter antes de mais a preocupação de compor um elenco (o chamado cartel) que dignifique e engrandeça a Festa de Toiros. Trata-se de um espectáculo televisionado e, por isso mesmo, visto por milhões de telespectadores. Na corrida de ontem, não se teve minimamente em conta a preocupação de transmitir ao país a boa imagem do Forcado Amador - o que é ainda mais estranho se tivermos em conta que o empresário organizador do espectáculo, João Pedro Bolota (empresa "Aplaudir") é (foi) um Forcado com história e com responsabilidade acrescida, por isso mesmo, na defesa da imagem dos valentes rapazes das jaquetas de ramagens - a imagem que ele tão bem defendeu durante anos e anos.
Para uma Corrida TV, seja ela onde for, há que contratar grupos consagrados e que possam dar, no mínimo, a garantia de um bom espectáculo. Isso ontem não aconteceu - nem de perto, nem de longe. Os toiros da ganadaria de Herdeiros de Conde Cabral (que, na generalidade, estiveram bem por cima dos forcados e até dos próprios toureiros) pediam contas e exigiam outros grupos, com maior experiência, com mais nome e com garantias de que se defenderia, como é devido e merecido, a imagem do Forcado Amador.
Espera-se agora, com justificada expectativa, a reacção - de se exige e de impõem - da chamada Associação Nacional de Grupos de Forcados. Que tem que ter uma palavra a dizer sobre a vergonha de ontem.

Fotos Maria João Mil-Homens