sábado, 18 de julho de 2015

Luis Freire Gameiro: morreu um Grande Forcado

O grande Luis Freire Gameiro (primeiro da esquerda, na foto), com Joaquim Pedro
Torres, António Paim (outro grande Forcado também recentemente falecido) e
Carlos Empis. Em baixo, uma imagem que perdurará para todo o sempre

A Festa em geral, os Forcados Amadores e o Grupo de Santarém estão de luto pela morte de uma das maiores glórias das arenas, Luis Freire Gameiro, um dos Homens que mais engrandeceu a arte de pegar toiros e que integrou os Amadores de Santarém entre os anos de 1958 e 1965, depois de se ter iniciado no Grupo da Escola Agrícola de Santarém e de, nos anos de 1956 e 1957, ter pertencido aos Amadores de Montemor, ao tempo comandados por Américo Chinita de Mira.
O grande Luis Gameiro despediu-se das arenas a 30 de Maio de 1965, na Monumental "Celestino Graça", na corrida em que se festejou o 50º aniversário dos Amadores de Santarém - há precisamente 50 anos - sendo cabo, ao tempo, o histórico Ricardo Rhodes Sérgio, a quem entregou a sua jaqueta.
Com a sua despedida, não desapareceu das arenas o distinto apelido Gameiro. A sua obra brilhante foi seguida por seus filhos Francisco e Luis Manuel, dois forcados que honraram e muito dignificaram o nome de seu Pai e a jaqueta do Grupo de Forcados Amadores de Santarém.
Luis Freire Gameiro faleceu ontem com 79 anos no Hospital de Santarém e as cerimónias fúnebres realizam-se neste momento no cemitério de Alpiarça.
A toda a Ilustre Família enlutada, muito em particular a seus filhos e aos Amadores de Santarém, endereçamos as mais sentidas condolências.
Que em paz descanse.

Fotos D.R. e C. Brito/Arquivo