sexta-feira, 25 de setembro de 2015

"Juanito" pede desculpa aos aficionados após incidente em Lisboa


"Peço desculpa a todos que estavam a confiar em mim nesta noite, mas não pude fazer nada para poder continuar. Tentei falar com os médicos na enfermaria para continuar, mas não havia solução possível. Espero voltar a esta praça e demonstrar o toureio que levo dentro. Obrigado a todos" - palavras do jovem novilheiro João Silva "Juanito", esta manhã, na sua página oficial da rede "Facebook", depois do lamentável incidente de que foi vítima ontem na arena do Campo Pequeno.
"Juanito" era a estrela da novilhada de ontem e fazia a sua apresentação na primeira praça do país depois de uma triunfal temporada em Espanha, em que se destacou em duas ocasiões na importantíssima Real Maestranza de Sevilha. Destacara-se num importante quite - de afirmação - no primeiro novilho da noite, que cabia a Diogo Peseiro e deixara já mostras da sua arte ao longo da faena em que viria a lesionar-se.
No final da lide do segundo novilho da noite, seu primeiro, da ganadaria Mata-o-Demo (irmãos Carreira), que também fazia a estreia em Lisboa, "Juanito" feriu-se na mão esquerda, quando desenhava um passe de peito a rematar uma bonita série, já com o público "na mão", mas ainda sem escutar música.
"Cortou-se no bico de uma bandarilha e mal deu por isso. Quando terminou o passe de peito, perdeu a força na mão esquerda e só então se apercebeu do que lhe acontecera", explica-nos seu pai, o bandarilheiro Hugo Silva.
"Juanito" saíu da cara do novilho agarrado à mão esquerda, a sangrar abundantemente e a cambalear, só não desmaiando por milagre. Acudido de imediato por seu pai e seu irmão Rodrigo, atravessou a arena em direcção à enfermaria, onde foi assistido e onde tentou convencer os médicos a deixarem-nos prosseguir a lide, entretanto terminada por Diogo Peseiro - que acabou por ter de enfrentar o segundo novilho que cabia ao companheiro.
Foi transportado ao Hospital de Santa Maria, onde foi operado ao início da madrugada (foto). A lesão afectou dois tendões e "Juanito" levou vinte pontos internos e quatro externos. Teve alta depois de acordar da operação e passou a noite no hotel onde se vestira, próximo da praça do Campo Pequeno, estando neste momento e segundo seu pai, a caminho de Badajoz, onde o espera uma equipa de cirurgiões que analisará o seu estado. Prevê-se um prazo de recuperação de mês e meio e "Juanito" perde pelo menos duas novilhadas em que ainda estava anunciado em Espanha. "Esperamos que esteja recuperado a tempo de cumprir a campanha de Inverno no México, onde vai apresentar-se pela primeira vez", diz-nos o pai, Hugo Silva.

Foto D.R./J.S. "El Juanito"