domingo, 29 de maio de 2016

Almeirim, expectativa enorme: Salgueiro toma a alternativa com o toiro "Pataco"

"Pataco", nº 27, com 500 quilos, de Murteira Grave, é esta tarde o toiro da
alternativa de João Salgueiro da Costa (fotos de baixo) em Almeirim


É já muito grande o ambiente que se vive em torno da Monumental de Almeirim, onde esta tarde, a partir das 17h00, se realiza a grande corrida de alternativa do jovem cavaleiro João Salgueiro da Costa, quarto membro de tão ilustre dinastia a tornar-se cavaleiro tauromáquico profissional - depois de seu bisavô, Dr. Fernando Salgueiro, seu avô, Fernando de Andrade Salgueiro e seu pai, João Salgueiro, que esta tarde lhe concederá o doutoramento, exactamente quando se cumprem 28 anos de ali ter protagonizada também idêntica cerimónia (29 de Maio de 1988).
O sorteio dos oito toiro da triunfadora ganadaria Murteira Grave acaba de se efectuar e Salgueiro da Costa receberá a alternativa lidando o toiro nº 27, de nome "Pataco", nascido em 5 de Dezembro de 2011 e com o peso de 500 quilos.
Um toiro que o ganadeiro Dr. Joaquim Grave descreve como "negro, listón, bragado meano, com boas hechuras, tamanho médio, com cara, sem ser ofensivo. Tocado (a meio, direcção dos cornos para cima), apertando um pouco a cara a mostrar a pala dos pitones". No campo, recorda o seu criador, foi "um toiro conflituoso no relacionamento com os companheiros, berreando com frequência e mirando muito".
Os pesos dos restantes toiros de Murteira Grave para a corrida desta tarde na Monumental de Almeirim acabam também de nos ser divulgados pelo empresário Paulo Pessoa de Carvalho: o nº 60 pesa 510 quilos; nº 39 com 530; nº 47 com 510; nº 44 com 505; nº 15 com 565; nº 55 com 555; e o nº 1 com 585.
O aliciante e atractivo cartel de hoje é formado pelos cavaleiros António Ribeiro Telles, João Salgueiro, João Ribeiro Telles Jr. e João Salgueiro da Costa, estando as pegas a cargos dos valentes forcados dos grupos de Santarém e de Montemor.
Não chove, a temperatura é amena, o ambiente é enorme e tudo aponta para que a praça registe hoje uma enchente na tarde em que vai dar continuidade, outra vez, à ilustre dinastia Salgueiro.

Fotos D.R., Emílio de Jesus e Maria Mil-Homens