quinta-feira, 26 de maio de 2016

António Telles sobre a corrida de domingo em Almeirim: "Que fique gravada na História da Tauromaquia!"



Este texto é simples, mas intenso. Tem a pureza e a franqueza de um grande toureiro, de um homem que nos habituou muito mais às suas atitudes que às suas palavras, traduz uma carga de emoção, de histórias, de amizade, que é intensa. Demonstra a história que une estas famílias, a história da nossa tauromaquia, na voz, talvez, dos seus maiores protagonistas dos últimos tempos. Ficam as declarações de António Ribeiro Telles (nas fotos, em cima com João Salgueiro) sobre a corrida do próximo domingo, 29, em Almeirim, onde veio receber a alternativa João Salgueiro da Costa.

Pede-me o meu amigo Paulo Pessoa de Carvalho para escrever meia dúzia de palavras sobre a Corrida de domingo em Almeirim onde toureia o João Salgueiro da Costa, que tira a Alternativa.
Paulinho, tenho muito gosto em tourear esta corrida. A semana passada, o teu sogro (Fernando de Andrade Salgueiro), que é uma pessoa que eu adoro, telefonou-me a dizer que queria falar com o meu pai e também comigo, foi então à Torrinha convidar o meu pai para ir á Alternativa do neto, e ao mesmo tempo oferecer-lhe uma fotografia do seu avô, Fernando Andrade, grande amigo e também Mestre do meu pai. Claro está que a conversa foi parar ao Senhor Doutor Fernando Salgueiro, também grande amigo do meu pai, que contou logo ao Fernandinho sobre aquela vez que o seu pai lhe emprestou o “Corinto” para fazer as cortesias no Campo Pequeno, no dia que a escola de Viena de Áustria se exibiu.
O meu pai comoveu-se com o Fernandinho, agradeceu-lhe o convite e pediu-lhe um beijo e chorou! Não tenho vergonha de dizer que também chorei.
Agradeço ao João ter-me escolhido para fazer parte do cartel da corrida da sua Alternativa.
Desejo-lhe muita sorte, e que este dia fique gravado na História da Tauromaquia!
Um abraço

António Ribeiro Telles

Fotos Emílio de Jesus e Frederico Henriques/@Campo Pequeno