Serão da ganadaria de Herdeiros de António Charrua - representada por Pedro Penedo e Gustavo Charrua, ambos na foto de cima - os seis toiros a lidar na corrida que no próximo dia 23, à noite, abre a temporada na praça "Carlos Relvas", em Setúbal (foto ao lado - embora nos cartazes do espectáculo se anunciem toiros da ganadaria Vinhas...
O elenco desta corrida - que muitos criticam à boca fechada e consideram não ser digno de uma inauguração de temporada em Setúbal - é formado pelos cavaleiros João Moura Caetano e João Ribeiro Telles e pela praticante Mara Pimenta, bem como pelos forcados do Ribatejo e de Alcochete.
Os anunciados toiros de Vinhas não têm qualidade (entenda-se trapio e apresentação) e, embora ainda anunciados, vão ser substituídos por imponentes toiros de Charrua que estavam apartados para uma corrida a 30 de Julho no Montijo (o empresário - João P. Bolota - é o mesmo), na qual estava prevista e chegou a ser anunciada a presença do rejoneador Diego Ventura.
Ventura optou por cancelar essa actuação tendo em conta que 24 horas antes (dia 29) se realiza uma tourada em Salvaterra com o matador do momento, o peruano Roca Rey. O cartel desfez-se, mas ficaram os toiros. Que, à falta de outros, irão agora para Setúbal.
Quanto ao proprietário e ao representante da ganadaria Charrua, estranha-se o silêncio: sujeitam-se a que os seus toiros vão a Setúbal sem sequer estarem anunciados? Diz-se que fala mais alto o facto de o representante da divisa, Pedro Penedo, ser apoderado de cavaleiros (dois, pelo menos) e recear pôr a boca no trombone podendo depois prejudicar os seus artistas...
E é assim - mesmo assim... - que vai la Fiesta em Portugal...
Podemos fazer melhor? Poder, podíamos - e devíamos - mas íamos dar cabo de muita coisa...
Fotos M. Alvarenga e D.R.