quinta-feira, 17 de novembro de 2016

"A Mexicana": figuras das arenas faltam a grande homenagem à empresa do Campo Pequeno...

A equipa-maravilha do Campo Pequeno - Paulo Pereira, Paula Mattamouros
Resende, Rui Bento e Vasco Cornélio - com Joaquim Tapada, presidente da
Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", no jantar que ontem esgotou a sala do
restaurante da famosa pastelaria lisboeta... mas onde se contavam pelos dedos 
as figuras das arenas...



Quando se promove um jantar de homenagem à principal empresa taurina do país, a do Campo Pequeno, e os toureiros, ganadeiros e forcados primam pela ausência, é porque "algo vai mal no reino da Dinamarca"... neste caso, no reino de Portugal.
Ontem à noite foram muito poucos os artistas tauromáquicos que marcaram presença no jantar promovido pela Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana", instituição fundada em 2007 e presidida desde essa data pelo crítico taurino e escritor Joaquim Tapada (foto ao lado), que decorreu no restaurante da pastelaria lisboeta "A Mexicana". O que é lamentável, para não dizer mesmo vergonhoso.
A sala estava replecta e a lotação estava esgotada desde segunda-feira. Mas as figuras da tauromaquia contavam-se pelos dedos...
Para além das honrosas presenças da Real Tertúlia D. Miguel I (o presidente Francisco Godinho Cabral, o ex-presidente Manuel Andrade Guerra e vários tertulianos) e da Tertúlia S. João de Alcochete (o presidente Toninho Manso e outros membros) e de vários aficionados que são presenças assíduas nas nossas praças, avistámos o antigo cavaleiro e ganadeiro José Luis Cochicho e seus dois filhos, Luis Filipe e Maria; os matadores de toiros António João Ferreira e Manuel Dias Gomes; os cabos dos grupos de forcados de Lisboa e Aposento da Chamusca, Pedro Maria Gomes e Pedro Coelho dos Reis; os ex-cabos dos grupos de Lisboa e Aposento do Barrete Verde de Alcochete, José Luis Gomes e Luis Cebola; o ganadeiro Engº Jorge de Carvalho; Fernando Marques (apoderado dos Bastinhas); os ex-directores de corrida Francisco Farinha e António Garçoa; o antigo empresário tauromáquico Rui Domingues; os bandarilheiros Américo Manadas (Academia de Toureio do Campo Pequeno) e Diogo Malafaia (vedor de toiros da primeira praça do país); os antigos forcados Simão Comenda, José Jorge Pereira e Rui Perdigão; e outras personalidades de destaque, como Elísio da Costa Summavielle (antigo secretário de Estado da Cultura e actual presidente do CCB), a deputada açoreana Maria João Ávila e Domingos Almeida Lima, membro da direcção reeleita do Benfica.
E no que respeita a representantes da Imprensa Taurina, apenas Miguel Alvarenga, Patrícia Sardinha e os repórteres fotográficos Maria João Mil-Homens e Fernando Clemente, além de Miguel Matos Chaves, director do semanário "O Diabo".
Nenhuma figura do toureio a cavalo, nem sequer algum dos da "segunda linha", nenhum novilheiro, mais nenhum cabo de forcados e nem um empresário tauromáquico, à excepção dos já citados José Luis Gomes (gestor da praça do Sobral de Monte Agraço) e Engº Jorge de Carvalho (Arruda dos Vinhos), numa homenagem a companheiros do mesmo ofício... Lamentável, para não dizer mesmo vergonhoso...
De resto e passando por cima desta anomalia, bem significativa, aliás, do estado em que se encontra a nossa Festa, foi em ambiente de grande solenidade que decorreu esta acto justo e merecido de homenagem à equipa que tão bem tem gerido a praça de toiros do Campo Pequeno - e que ali esteve representada em peso pelo seu Estado-Maior: a administradora Drª Paula Mattamouros Resende, o director de Actividades Tauromáquicas, Rui Bento, o director de Eventos, Vasco Cornélio e o Relações Públicas, Dr. Paulo Pereira, que usou da palavra para fazer a apresentação da equipa de Tauromaquia (publicaremos já a seguir a sua intervenção), além de outros membros do staff, como os já referidos Américo Manadas e Diogo Malafaia e ainda Joana Pina e Mário Matos. Só faltou, por motivos profissionais, Manuel Jacinto, o responsável por toda a área comercial da praça de toiros.
Joaquim Tapada, presidente da Tertúlia "A Mexicana", fez várias intervenções ao longo da noite e no final membros da tertúlia ofereceram lembranças aos homenageados. Houve ainda bons momentos de Fado e uma charla do popular animador Xico Dias.
No final usaram da palavra todos os membros da equipa da Monumental de Lisboa, tendo a Drª Paula Mattamouros Resende reafirmado que está empenhada em "fazer mais e melhor" pela primeira praça do país, anunciando que já estão a preparar em grande a próxima temporada em que se comemorarão, como é do conhecimento público, os 125 anos da inauguração do Campo Pequeno.

Amanhã, não perca a foto-reportagem de Maria João Mil-Homens: os Famosos que ontem estiveram no jantar da Tertúlia Tauromáquica "A Mexicana".

Fotos Maria Mil-Homens