terça-feira, 15 de novembro de 2016

Hemingway: reeditado o seu famoso livro "Verão Perigoso"

Ernst Hemingway, um dos maiores nomes da literatura do século XX, suicidou-se
com 62 anos em Julho de 1961
Hemingway em 1959 em Espanha com Dominguín e Ordoñez

Em 1959, a revista norte-americana "Life" encarregou Ernest Hemingway, jornalista e escritor, de fazer em Espanha a cobertura de um acontecimento extraordinário que ia ter lugar nesse Verão. Com efeito estava previsto que aí se defrontassem, na arena, dois dos mais célebres toureiros de todos os tempos, António Ordoñez e Luis Miguel Dominguín.
Durante meses, Hemingway viveu junto desses carismáticos matadores, acompanhando os seus esplendorosos triunfos e as suas derrotas dolorosas. O livro que nasceu dessa encomenda, "Verão Perigoso" - que acaba de ser reeditado entre nós pela editora Livros do Brasil - é uma das obras de referência sobre a arte do toureio, mas é também o testemunho melancólico de um homem que, aos sessenta anos, sabia que se aproximava da morte e regressa a um palco que tanto o havia cativado na sua juventude: Espanha e a arte tauromáquica.
Foi o último trabalho de fôlego realizado pelo famoso Hemingway, que em 1953 ganhou o Prémio Pulitzer com o romance "O Velho e o Mar" e em 1954 o Prémio Nobel da Literatura, consagrando-se como um dos grandes nomes da literatura do século XX.
Ernest Hemingway nasceu em Oak Park, no Illinois, a 21 de Julho de 1899 e suicidou-se com 62 anos em Ketchum, no Idaho, em Julho de 1961.

Fotos D.R.