segunda-feira, 24 de abril de 2017

Descubra as diferenças...




Este é, em duas versões, a falsa (à esquerda) e a original (à direita), o cartaz oficial da Feira Taurina que em Agosto vai decorrer na praça de toiros mais antiga do país, a de Abiul, em Pombal.
O cartaz foi elaborado pela equipa gráfica do novo site Tauronews, dirigido por Francisco Mendonça Mira e a versão original foi ontem dada à estampa no mesmo e hoje de manhã enviada para os orgãos de comunicação taurina pela Junta de Freguesia de Abiul, organizadora da feira com a colaboração do empresário Paulo Pessoa de Carvalho.
Estranhamente - ou talvez não... -, o site touroeouro.com deu ainda ontem à estampa o cartaz, mas... pura e simplesmente apagou a menção que referia a autoria do cartaz, não fosse a concorrência tecê-las...
Francisco M. Mira, director do Tauronews, lamentou ao Farpas o que considerou uma "falta de ética" e uma "falta de respeito, para já dizer que é um atentado lamentável e inaceitável aos direitos de autor".
Esta não é, aliás, a primeira vez que o site touroeouro.com comete uma proeza destas. No ano passado, num cartaz de uma corrida na praça de Vila Franca, também eliminou pura e simplesmente a referência que o mesmo integrava ao facto de se tratar da corrida de um outro site, o Naturales.
Francisco Mira acrescenta que "é tempo de se desmascarar esta gente que comete a torto e a direito as mais inconcebíveis faltas de respeito pela ética e pela deontologia que os devia nortear".
Na rede social Facebook, a página do Grupo de Forcados da Passarinha Rapada vai mais longe e refere esta "falta de respeito" do site de Solange Pinto, assinalando com um círculo no cartaz oficial a referência à sua autoria (imagem de cima) e no falso a falta imperdoável da mesma. A Passarinha Rapada dá à estampa uma footmontagem de Solange Pinto trajada de Madame Mim envergando uma t-shirt onde se lê "Assassina dos Direitos de Autor".
Lamentável, cara Solange. Não havia nexexidade...