sexta-feira, 28 de julho de 2017

Penedo não foi identificado pela Polícia, ponto final. Mas o cerne da questão não é, nem era, esse...

Solange encarregou-se, ela própria, de fotografar a segunda parte da
corrida de domingo na Figueira, enquanto Dinis apresentava queixa
à PSP contra José Luis Gomes
Dinis regressado à bancada, depois de ter estado com a Polícia
a apresentar queixa contra o antigo forcado José Luis Gomes


O apoderado Francisco Penedo (na foto ao lado, sob o olhar atento do Rei de Espanha...) não foi identificado pela Polícia na Póvoa de Varzim, ponto final.
Solange Pinto solicitou um ofício à PSP local, que publicou no seu site, confirmando não ser verdade que o apoderado dos cavaleiros Luis Rouxinol e Luis Rouxinol Jr. tenha sido identificado pela Polícia na sequência do confronto (verbal... porque alguém lhe travou os ímpetos) com a impopular cronista e o seu repórter fotográfico.
O cerne da questão não era, aliás, a identificação ou não identificação do senhor Penedo. Era, isso sim e bem mais grave, o facto de os meninos começarem a ser contestados e incomodados em todo o lado onde vão. E foram-no na Póvoa, de facto. Como o voltaram a ser 48 horas depois na Figueira da Foz. O que é bem demonstrativo, e é isso que incomoda a Solange, dos muitos anti-corpos que criaram no meio taurino e do total isolamento a que foram votados por empresários, apoderados e toureiros. Isso é que é triste e isso é que é pena.
Quanto ao caso da Figueira, esclarecemos: nunca aqui escrevemos que o jovem repórter fotográfico do site da Solange "foi alegadamente agredido" pelo antigo cabo dos Forcados Amadores de Lisboa. O fotógrafo é que apresentou queixa à PSP - e José Luis Gomes foi identificado, de facto, pelas autoridades - de "alegadas agressões" - que o antigo forcado desmente peremptoriamente. O caso, como a cronista refere, está entregue à Justiça.
Quanto aos retratos, que não houve, da segunda parte da corrida da Figueira, lamente-se que só hoje Solange tenha vindo das as explicações que prometera a meio do seu directo. Mas, como as fotos de cima o comprovam, houve retratos. E foram tirados pela própria Solange na barreira. Pelo que podiam perfeitamente e em tempo real ter sido dados à estampa. Porque não o foram?...
Tanto faz, afinal, que Francisco Penedo tenha ou não tenha sido identificado pela PSP. Não o foi, de facto, na Póvoa. Como também não o foi na Figueira, onde voltou a entrar em rota de colisão com os meninos.
O lamentável de tudo isto, e parece que querem esconder essa parte, é o facto de a dupla se ter tornado a parelha mais mal-amada do meio taurino. É muito triste e super desagradável saber que não somos benvindos onde vamos, que corremos sempre o risco de levar um sopapo, que já ninguém nos pode ver à frente.
E isso, infelizmente, é o que se está hoje em dia a passar com eles. Mas a vida é mesmo assim, foi sempre assim. Quem semeia ventos, colhe sempre tempestades. E isso, Solange, quem o devia ter evitado eram vocês.
No que às alegadas agressões ou tentativas de agressões, insisto, desaprovo em absoluto. E se voltar a acontecer, garanto-vos, saio aqui em defesa da Solange e do Dinis. Podem odiá-los, toda a gente tem o direito de odiar quem quiser. Mas não podem bater-lhes. Isso é muito feito.

Fotos D.R.