segunda-feira, 31 de julho de 2017

Ninguém faz nada? A Protoiro fica em silêncio?...



Doze anos depois da reabertura do Campo Pequeno, já é demais a chinfrineira que a meia-dúzia de anti-taurinos faz sempre que há espectáculos, à porta da praça de toiros.
Têm o direito de se manifestar contra. Mas já não têm o direito de incomodar todos os clientes que jantam nas esplanadas dos restaurantes da praça, sobretudo nas do "Volapié" e do "Rubro", as mais afectadas pela barulheira que eles fazem.
No passado sábado, certamente desconhecendo que o espectáculo de Recortadores não envolve bandarilhas nem nada "que afecte os toiros", apenas e só a coragem e a destreza dos artistas que os enfrentam em pontas e a corpo limpo, os anti-taurinos voltaram a incomodar todo o mundo.
Joaquín Moreno, proprietário do bar "Volapié", acercou-se dos agentes da PSP que ali costumam também marcar presença para manter a (des)ordem e fez-lhes ver que vários clientes (pelo menos quatro mesas) que tinham feito reservas para jantar, se foram embora por não aguentar aquela chinfrineira...
Os agentes comunicaram-lhe que a manifestação "era legal" e que se quisesse protestar que telefonasse para a Câmara. Assim fez Moreno. Quem o atendeu passou-lhe a chamada para a Polícia Municipal. E o polícia que o atendeu disse que "não podia fazer nada", dado que a manif "estava legalizada"...
Pergunto: isto arrasta-se há doze anos, com lamentáveis perjuízos para os restaurantes da praça de toiros e para os clientes que ali jantam. Ninguém faz nada? A chamada Federação Protoiro fica em silêncio? E que tal convocaram também todas as semanas uma manifestação pró-Tauromaquia, para lhes fazer frente? Ou então porem ali uma banda a tocar alto a bom som para abafar o barulho dos antis?
Manifestar-se contra é legal, sim senhor. Mas que se manifestem em silêncio, sem incomodar toda a gente. Já chega!

Fotos D.R.